Copa do Mundo de CX tem rodada dupla em Rucphen e Namur

Luiz Papillon
Eli Iserbyt e Tom Pidcock estão entre as estrelas que disputam a rodada dupla da Copa do Mundo de CX com as etapas de Rucphen nos Países Baixos e Namur na Bélgica.
Cyclocross em Rupchen | Foto Orange Pictures
Cyclocross em Rupchen | Foto Orange Pictures
Rucphen e Namur são localidades próximas, distantes apena 160km contudo em dois países diferentes. E essas diferenças começam pela postura quanto a pandemia e combate ao disseminação da Covid-19. Enquanto nos Países Baixos os eventos estão fechados ao público, na Bélgica o público é liberado.
Em função da ausência de público a rodada foi marcada para sábado. A transmissão deve estar disponível nos canais da UCI no Youtube e Facebook, divulgaremos em nossas redes sociais.

Circuito de Rupchen é conhecido pelo carrossel

Pela primeira vez na Copa do Mundo (a edição de 2020 foi cancelada em função da pandemia), Rupchen fica quase na fronteira com a Bélgica. O circuito de 3km tem os obstáculos tradicionais do cyclo-cross como areia, duas escadas, duas pontes, alguns taludes bastante duros, mas o que é único em Rucphen é o carrossel.

Carrossel de Rucphen | Foto UCI
Carrossel de Rucphen | Foto UCI

Desenhado por Camiel van den Bergh, o carrossel leva os ciclistas por uma espiral de 400m onde o ciclista retorna em uma largura de apenas 2m. Em caso de chuva, o solo arenoso se mistura com a terra utilizada na agricultura criando uma lama escorregadia.

Circuito de Rucphen de Cyclo-cross | Arte UCI
Circuito de Rucphen de Cyclo-cross | Arte UCI

Eli Iserbyt é o grande favorito

Entre os participantes o destaque fica para Eli Iserbyt, líder absoluto da classificação e Tom Picock que faz sua segunda prova pela Copa do Mundo nesta temporada. Quinten Hermans, Tim Merlier e Gianni Vermeersch são alguns dos ciclistas que disputam o provas de estrada regularmente e estarão presentes. Ausências sentidas são de Wout Van Aert e  Mathieu Van der Poel. O belga estará em concentração com a equipe Jumbo Visma na Espanha enquanto o holandês que sofreu uma lesão no joelho e adiou o retorno para competições, contudo seu irmão David estará presente.
Situação da Copa do Mundo após 9 etapas:
  1. Eli Iserbyt – 307 pontos
  2. Toon Aerts – 206
  3. Michael Vanthourenhout – 203
  4. Quinten Hermans – 196
  5. Lars van der Haar – 175

Lucinda Brand tem vantagem apertada para Denise Betsema

Já na disputa feminina, Lucinda Brand retorna a disputa após pular a etapa de Val di Sole na Itália. Número dois no ranking mundial, Denis Betsema está apenas 8 pontos atrás de Brand na classificação e poderemos ver uma marcação dura. Já Fem van Empel, sensação ao vencer na última semana na neve de Val di Sole poderá mostrar que não é apenas vencedora de uma prova só. Marianne Vos que deixou escapar a vitória em Val di Sole ao esbarrar na contenção é outra favorita a disputa.
Situação da Copa do Mundo após 9 etapas:
  1. Lucinda Brand – 252 pontos
  2. Denise Betsema – 244
  3. Puck Pieterse – 199
  4. Fem van Empel – 173
  5. Shhirin van Anrooij – 140

Namur a Citadelcross

Disputada no domingo, a etapa de Namur foi dominada nos últimos anos por Mathieu van der Poel e Wout van Aert, desde 2015 um dos dois é o vencedor. Entre as mulheres, Lucinda Brand venceu as últimas três edições enquanto Marianne Vos venceu a edição de 2011 e foi pódio em outras quatro oportunidades.

Citadelcross em Namur | Foto @Sport BE
Citadelcross em Namur | Foto @Sport BE

A lama e as duríssimas encostas na cidadela em Namur fazem do circuito de Namur ser tido como um dos mais duros para Cyclo-cross. Assim deveremos ver uma disputa interessante entre ciclistas leves como Eli Iserbyt e Tom Pidcock contra fortes e grandes ciclistas como Lar van der Haar e Quinten Hermans.

Entre as mulheres o favoritismo é todo de Lucinda Brand com expectativa de Marianne Vos fazer uma prova bastante competitiva.

Cicruito de Namur de Cyclo-cross | Arte UCI
Circuito de Namur de Cyclo-cross | Arte UCI

Programa sábado, 18 e domingo, 19 de dezembro de 2021

  • 8h40 – 9h40 –  Feminino, elite e sub-23.
  • 11h05 – 12h15 – Masculino, elite e sub-23

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Lucinda Brand vence de ponta a ponta Copa do Mundo em Namur

A campeã mundial de cyclo-cross não deu a menor chance para as oponentes na duríssima etapa de Namur da Copa do Mundo de CX. De ponta a ponta Brand manteve sempre uma vantagem segura para suas oponentes. Denise Betsema foi a segunda colocada e Puck Pieterse completou o pódio. Sem […]
Lucinda Brand | Captura TV

Receba as novidades em seu e-mail