Dia da fuga! Com um cenário paradisíaco no sul da Itália, Silvan Dillier venceu sua primeira etapa de Grand Tour, uma fuga sólida que chegou abrir 9 minutos de vantagem e com 30km para o final já ficava claro que seria vencedora, Jasper Styven da Trek chegou em segundo com Lukas Postlberger em terceiro. Na classificação geral sem grandes mudanças.
Hoje o Giro partiu de Reggio Calabria a Terme Luigiane pela costa calabresa, com mudança no tempo a expectativa de frio e vento forte. Com uma altimetria típica de clássica e 217km eram esperadas muitas tentativas de fuga.
Logo no princípio de prova um quinteto com Mads Pedersenm e Jasper Stuyven da Trek-Segafredo, Lukas Postlberger da Bora, Simone Andreetta da Bardiani-CSF e Silvan Dillier (BMC) chegaram abrir nove minutos. Durante a dura prova com muito vento cruzado pudemos ver André Greipel fazendo o papel de gregário indo no carro da equipe pegar o abastecimento.
O tempo foi passando e a vantagem da fuga permanecendo consistente, 60, 50, 40 km para o final e uma vantagem sólida de quatro minutos se mantinha motivando as equipes principais a puxarem o pelote. Num sprint Stuyven seria o franco candidato a vitória mas aparentava um pouco de desgaste tanto que precisou por mais de uma vez reconectar a fuga. Faltando 20km par ao final já se previa a vitória da fuga, não havia sinal de possibilidade do pelote alcançar, ainda havia o afunilamento para dentro da cidade o que tornaria uma perseguição ainda mais difícil.
E assim foram para o final, Andreeta sobrou e nos 300m finais uma disputa de velódromo para ver quem partia primeiro e Dillier tomou o movimento, Postlberger só observou enquanto Jasper Stuyven disputou até o final mas doi Dillier quem conseguiu sua primeira vitória em Grand Tour.
Confira os dez primeiros colocados na Etapa 06:
A disputa pela classificação geral após seis etapas: