Dia da fuga no Tour tem vitória do luxemburguês Bob Jungels da equipe Ag2r Citroen. Jungels estava na fuga numerosa e atacou a 64km do final para vencer solo em Chatau. Em segundo ficou chegou o espanhol Jonathan Castroviejo da Ineos e em terceiro o também espanhol Carlos Verona da Movistar.
Chega ao final a primeira semana do Tour de France com muita disputa e movimentação na disputa da mais famosa prova de ciclismo do mundo. Com Tadej Pogacar liderando a classificação geral e a classificação de melhor jovem, Wout van Aert é o líder por pontos e Simon Geschke da Cofidis assume a pontuação de montanha.
Tour de France 2022 – Etapa 9 – Aigle a Chateau Les Portes du Soleil – 192.9km
Uma etapa duríssima partiu de Aigle, cidade onde está a sede da UCI e capital do esporte olímpico onde estão sediadas as principais federações esportivas do mundo. Antes do dia descanso os organizadores programaram uma etapa intensa e duríssima que passou nas primeiras “montanhas de verdade” do Tour de France, a Col des Mosses seguida pela Col de la Croix e Pas de Morgins , as duas últimas de primeira categoria. O final da etapa foi no Château les Portes du Soleil uma famosa estação de esqui.
Nessa região que em 1978 o Tour de France passou em Montreaux onde na época a banda inglesa Queen gravava um disco e Freddy Mercury se inspirou nos ciclistas para compor Bicycle Race, confira a história aqui.
Abandonos antes da largada: o filósofo dá adeus ao Tour
Alguns ciclistas não alinharam para a largada hoje, o principal deles Guillaume Martin (Cofidis) por um teste positivo de covid-19. Além do francês que tem formação de filósofo, não largou o português Ruben Guerreiro (EF Easypost) por estar doente (sem relação com covid) e o dinamarquês Kasper Asgreen (Quick-Step) que sofrera uma lesão no joelho durante o Tour de Suisse e não se recuperou adequadamente.
Fuga do dia com Wout van Aert
A fuga do dia começou com quinze ciclistas e depois mais seis que conseguiram alcançar o grupo, entre eles Wout van Aert. A primeira meta de montanha em Mosses foi vencida por por Pierre Latour (Total). Na marca de 64km para o final Bob Jungels acelerou e escapou do pelote, foi perseguido por Simon Geschke que conquistou a meta de Col de la Groix. O luxemburguês Bob Jungels deixou Geschke para trás e se isolou na liderança. Durante a subida para Pas de Morgins, o luxemburguês liderava com cerca de 30 segundos de vantagem para Thibaut Pinot e quase dois minutos para o pelote e entre eles a perseguição com os espanhóis Castroviejo (Ineos) e Carlos Verona (Movistar).
A chegada em Chateau era no final de uma subida não categorizada, Bob Jungels conseguiu manter a vantagem para vencer solo. O luxemburguês de 29 anos conquistou pela primeira vez uma vitória em etapa de grande volta. Atrás, Pinot sucumbiu aos metros finais para ver a dupla espanhola o ultrapassar. Castroviejo ficou com a segunda posição pela Ineos e Carlos Verona o terceiro pela Movistar.
Chega ao final a primeira semana do Tour de France com muita disputa e movimentação na disputa da mais famosa prova de ciclismo do mundo. Com Tadej Pogacar liderando a classificação geral e a classificação de melhor jovem, Wout van Aert é o líder por pontos e Simon Geschke da Cofidis assume a pontuação de montanha.
Pinot que perdeu o segundo lugar no finalzinho foi escolhido o mais combativo do dia.
Classificação do Tour de France 2022
Results powered by FirstCycling.com