Ernesto Colnago 90 anos

Luiz Papillon

De mecânico de bicicletas a um dos mais venerados fabricantes de bicicleta da história. Ernesto Colnago completa 90 anos com uma história que se mistura a própria história do ciclismo profissional.

Ernesto Colnago 90 anos | foto Colnago
Ernesto Colnago 90 anos | foto Colnago

 

Colnago uma história que se mistura com ciclismo

A bicicleta que foi utilizada por Eddy Merckx, que hoje equipe o time árabe UAE Team Emirates possui uma história de peso. Uma das figuras mais tradicionais do ciclismo profissional e inovadoras. Ernesto Colnago aos 90 anos tem uma história que se mistura com a própria história do ciclismo profissional.

Ernesto Colnago começou a trabalhar em uma fábrica de bicicleta aos 13 anos de idade, falsificando o documento de identidade para poder receber um salário. Em 1954 em uma pequena loja na Via Garibaldi 10 na pequena Cambiago abriu sua primeira loja. Durante um pedal, conheceu Fiorenzo Magni, que reclamou de uma incômoda dor na perna. Ernesto apontou que o pedivela estava mal montado e que poderia corrigir o problema. No mesmo Colnago foi mecânico de Magni no ano do tricampeonato. Descobriu talentos como Gianni Motta que venceu o Giro di Lombardia e depois o o Giro em 1966, mas a apoteose veio mesmo com o Canibal. Eddy Merckx começou a relação com Colnago ao utilizar rodas especialmente criadas para o belga em 1967. A bicicleta construída para quebra do recorde da hora de Eddy Merckx foi feita por Colnago e foi o mais longevo recorde da hora.

Colnago com Eddy Mercx | Foto Divulgação Colnago

Colnago a tradição italiana

Em 1974 Colnago acertou o patrocínio da Scic Baronchelli e entrou como fabricante oficialmente no ciclismo profissional. A busca pela perfeição, inovação e qualidade sempre levou Colnago a ter amizades e parcerias de ponta. Uma delas nasceu da amizade com Enzo Ferrari, cuja parceria é mantida até os dias atuais pela tradicional scuderia italiana.

Outro nome ligado a marca Colnago é Giuseppe (Beppe) Saronni, que ganhou um mundial com a Colnago, tornou-se diretor esportivo e dirigente primeiro na Mapei, depois na Lampre (atual UAE Team Emirates) onde sempre correu com bicicletas Colnago.

Jean Todt, Michael Schumacher e Ernesto Colnago | Foto Divulgação ColnagoEm 2020 a Colnago foi vendida para o fundo de investimento árabe Chimera Investments.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Tour de France anuncia últimos convites e equipe de Sagan participará da Edição 2022!

O Tour de France 2022 terá 22 equipes e largará de Copenhague na Dinamarca no dia 01 de julho. A organização anunciou os últimos convites e as equipes escolhidas foram as francesas B&B Hotels e Total Energies. Havia expectativa do convite para a equipe dinamarquesa Uno-X que vem desempenhando um […]
Team Total Energies | Foto Divulgação

Receba as novidades em seu e-mail