Com um ataque a 56km do final, Mathieu van der Poel venceu a Paris Roubaix 2024. O campeão mundial faz o double Ronde Paris-Roubaix vencendo a Rainha das Clássicas.
Paris Roubaix 2024
A mais difícil prova da temporada não tem subidas, mas tem quase 60km de paralelepípedos. A disputa que atravessa três séculos é a Rainha das Clássicas de Ciclismo.
Antes da largada oficial, três ciclistas não largaram, Dylan van Baarle pela Visma Lease a Bike era favorito mas estava doente demais para largar. Michael Vink (UAE) e Michael Morkov (Astana) também não largaram. Com tempo bom e sem chuva, a Paris Roubaix começou e logo uma queda tirou da prova três ciclistas:
- Elia Viviani (Ineos Grenadiers)
- Laurenz Rex (Intermarché Wanty)
- Jonathan Milan (Lidl Trek)
Um pouco mais tarde foi a vez de Joshua Tarling ser desclassificado por “garrafa adesiva” ou seja, ele segurou por muito tempo a caramanhola do carro da equipe.
Alpecin dá as cartas cedo
Tornar uma prova imprevisível, mais previsível. A equipe do campeão mundial Mathieu van der Poel começou cedo a moer o pelote e assim afastar qualquer zebra. Nos trechos mais longos de paralelepípedos a equipe acelerava, assumia a frente e atacava nos paralelepípedos. Essa estratégia foi cirúrgica e contou com uma ajuda inesperada da organização. A polêmica chicane na entrada do setor de Trouée d’Arenberg foi um dos pontos em que a equipe dizimou o pelote. A estratégia estava na mesa a 95km do final.
Após uma série de furos o grupo de favoritos ficou com cerca de 25 ciclistas, quando na marca de 60km para o final, Mathieu van der Poel partiu:
🎬 𝗧𝗛𝗘 𝗮𝘁𝘁𝗮𝗰𝗸 by 🇳🇱@mathieuvdpoel 🌈
🎬 𝗟'𝗮𝘁𝘁𝗮𝗾𝘂𝗲 de 🇳🇱@mathieuvdpoel 🌈#ParisRoubaix pic.twitter.com/gVeiUiuaT2
— Paris-Roubaix (@parisroubaix) April 7, 2024
Repare como no momento do ataque, Gianni Vermeersch (Alpecin) está na ponta, isso foi sincronizado! Assim que Mathieu passa, Gianni dá uma leve fechada de porta em Stefan Kung que tentava perseguir, isso tira qualquer chance de reação imediata.
Restava a disputa pelo segundo lugar e a Alpecin estava inteira nela!
O grupo perseguidor tinha Jasper Philipsen, Mads Pedersen, Stefan Kung e Nils Politt. Atrás Gianni Vermeersch atacou para saltar do grupo de Tom Pidcock para a perseguição. Restando 12km para o final foi a vez de Jasper Philipsen tentar se livrar de Pedersen, Kung e Politt e com uma aceleração, foi a vez do suíço Stefan Kung sobrar.
Ao final Mathieu van der Poel venceu seu sexto monumento aos 29 anos de idade, são três Ronde, duas Paris-Roubaix e uma Milano Sanremo.
No velódromo de Roubaix, a disputa pelo segundo lugar começou com Nils Politt tentando primeiro, mas foi Jasper Philipsen que voou para repetir o pódio de 2023 com Mads Pedersen completando o pódio.
Results powered by FirstCycling.com