Tom Pidcock fará a dobradinha Amstel – Flèche Wallonne? A clássica que antecede a terceira monumento da temporada acontece nesta quarta na Bélgica.
Flèche Wallonne 2024
A última fase das clássicas belgas termina neste final de semana com a La Doyenne, a mais antiga das monumentos de ciclismo. Como aperitivo a Flèche Wallonne (Flecha Valona em português) percorrendo quase 200km entre Charleroi e o Mur de Huy. Realizada pela primeira vez em 1936, a Flèche Wallonne foi uma das provas de ciclismo que seguiu sendo realizada mesmo durante a ocupação nazista da Bélgica. Entre os grandes vencedores da prova estão Marcel Kint, Fausto Coppi, Raymond Poulidor e Eddy Merckx. Em 1985 a organização decidiu fazer a chegada em uma subida e assim começou a tradição que hoje tem como chegada o Mur de Huy.
Então o perfil do vencedor da Flèche Wallonne passou a ser muito específico, um ciclista potente, porém leve para atacar em trechos muito inclinados e quem melhor se encaixou nesse perfil foi Alejandro Valverde que venceu cinco vezes além de obter outros cinco pódios em 15 participações. Julian Alaphlippe que venceu três vezes a prova não estará presente.
O trajeto de 2024 ficou ainda mais duro com quatro passagens pelo temido Mur de Huy e seus 19% de inclinação, esta será a 40ª chegada no Mur de Huy e homenageará Claudy Criquelion, o primeiro vencedor no Mur de Huy.
Onde assistir ciclismo no Brasil: Transmissão da Fleche Wallonne para o Brasil
A previsão do tempo indica chuva e temperatura ao redor dos 11º. A transmissão da prova para o Brasil será na ESPN apenas no app Star+, sendo 07h45 para a prova masculina e 11h45 para a prova feminina.
Favoritos a Flèche Wallonne 2024
Após a vitória na Amstel Gold Race, Tom Pidcock entra como favorito para a Flèche Wallonne, que exige mais de um perfil escalador/puncheur do que a própria Amstel. Ao lado dele podemos destacar Mattias Skjelmose pela Lidl-Trek, Juan Ayuso pela UAE e Marc Hirschi também pela UAE.
Vimos alguns nomes bastante ativos na Flèche Wallonne e não será surpresa os ver novamente na ponta de prova:
- Benoit Cosnefroy – Decathlon Ag2r
- Maxim Van Gils – Lotto Dstny
- Mauri Vansevenant – Soudal Quick-Step