Shirin van Anrooij vence Copa do Mundo de CX na Areia

Luiz Papillon

Com um domínio absoluto da areia de Zonhoven na Bélgica, Shirin van Anooij venceu a etapa da Copa do Mundo de CX. Puck Pieterse foi a segunda e Fem van Empel a terceira.

Zonhoven, o tobogã de areia belga!

Zonhoven surgiu para o cyclocross em 1956 e foi disputado até 1966, depois um longo hiato para a prova retornar remodelada em 2005. Em 2010 a prova entrou para a Superprestige e ficou famosa pela adição do Kuil, um tobogã de areia assustador.

Sven Nys é o recordista entre os homens com cinco vitórias enquanto Mathieu van der Poel venceu três. Já entre as mulheres, a belga Sanne Cant venceu cinco vezes. Entre as mulheres as favoritas foram Fem van Empel, Puck Pieterse e Shirin van Anrooij.

Shirin van Anrooij da Trek Baloise Lions venceu a Copa do Mundo de Zonhoven

Van Empel largou na ponta, mas na primeira descida do tobogã de areia o “Kuil”, a líder da Copa do Mundo levou um tombo e caiu para o fundo do pelote precisando fazer uma prova de recuperação.

Queda de Fem van Empel | Foto Lizzie Haumesser
Queda de Fem van Empel | Foto Lizzie Haumesser

Enquanto Van Empel lutava para voltar ao Top10, Van Anrooij tratava de despachar Puck Pieterse e se isolar na liderança, atrás um grupeto se formava na luta pelo terceiro lugar. Duas voltas depois, Van Empel conseguiu alcançar o grupo que tinha Lucinda Brand, Inge van Heijden e Ceylin del Carmen Alvarado.

Mais uma volta e van Empel estava solo perseguindo Pieterse, mas era tarde. Ao final, van Anrooij venceu com 37s de vantagem para Pieterse e 57 para van Empel.

  1. Shirin van Anrooij
  2. Puck Pieterse
  3. Fem van Empel
  4. Lucinda Brand
  5. Ceylin del Carmen Alvarado
  6. Inge van der Heijden
  7. Annemarie Worst
  8. Kata Blanka Vas
  9. Line Burquier
  10. Laura Verdonschot

Pela classificação geral, Fem van Empel segue liderando a Copa do Mundo de MTB após 12 etapas com 355 pontos, em segundo lugar Puck Pieterse tem 320 pontos. Restando duas etapas para o final, 35 pontos separam as duas líderes. Como a vitória entrega 40 pontos e o terceiro lugar 25, podemos dizer que Van Empel corre por dois terceiros lugares para garantir matematicamente o título de 2022/23.

  1. Fem van Empel 355
  2. Puck Pieterse 320
  3. Shirin van Anrooij 239
  4. Inge van der Heijden 207
  5. Ceylin del Carmen Alvarado 203

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Wout van Aert da show na areia pela Copa do Mundo de CX

O senhor da areia de Zonhoven! Wout van Aert assumiu a liderança na primeira volta quando Van der Poel caiu e depois contou com nova queda do quatro vezes campeão mundial e seguiu solo para vencer com autoridade a Copa do Mundo de CX. Van der Poel foi o segundo […]

leia também

Receba as novidades em seu e-mail