Mundial de CX em Fayeteville tem vitória italiana em evento teste!

Luiz Papillon

Hoje começaram as atividades do Walmart Campeonado Mundial de Cyclo-cross em Fayetteville no meio oeste estadunidense. A prova teste de disputa Mixed Relay teve vitória da seleção italiana.

Seleção Italiana Team Relay | Foto UCI
Seleção Italiana Team Relay | Foto UCI

Mundial de Cyclo-cross em Fayetteville

A cidade de Fayetteville no Arkansas recebe o Campeonato Mundial de Cyclo-cross. Situada no meio oeste estadunidense no Arkansas a região tem o patrocínio da maior empresa familiar do mundo, a Walmart. A participação dos bilionários Walton veio por intermédio do organizador Brook Watts que conseguiu o apoio dos irmãos Tom e Stuart Walton e um apoio de U$ 70 milhões para o desenvolvimento do ciclismo na região, que é uma das mais pobres dos EUA.

Em outubro a cidade já havia recebido uma etapa da Copa do Mundo de Cyclocross. Ciclistas de mais de 30 países disputam até domingo um lugar no pódio em sete eventos:

  • Sexta-Feira: Team Relay – Equipes Mistas
  • Sábado 14h – Feminino Júnior
  • Sábado 16h – Masculino Sub-23
  • Sábado 17h30 – Feminino Elite
  • Domingo 14h – Masculino Júnior
  • Domingo 16h – Feminino Sub-23
  • Domingo 17h30 – Masculino Elite

As provas do campeonato mundial são transmitidas pelo Canal UCI no Youtube e Facebook para o Brasil e na aba de ciclismo no canal ESPN exclusivamente no aplicativo Star+.

O Circuito de Fayetteville de Cyclo-cross

O percurso de 3km no Centennial Park oferece um nível alto de desafios com uma construção em meio a floresta das montanhas Ozark numa mistura de natureza com obstáculos artificiais. Confira o vídeo da volta completa que começa propositalmente em um trecho de reta, para então ter uma sequência com curva suave e acentuada para afinar o pelote para o trecho de longa descida.

 

Team Relay – O revezamento por equipe no Cyclo-cross

Na forma de evento teste, a disputa de Team Relay aconteceu nesta sexta-feira e teve a seleção italiana como vencedora. O formato escolhido de disputa foi com um ciclista Sub-23 e elite das categorias feminina e masculina. Cada ciclista percorreu uma volta, fazendo a transição para o próximo ciclista em um trecho determinado. O componente tático foi a escolha da ordem de cada ciclista da equipe.

Na primeira volta, o belga Daan Soete concluiu a volta com oito segundos sobre os estadunidenses. Na segunda volta os checos chegaram a liderança com Michael Boros mas uma corrente travada atrapalhou o checo que ainda conseguiu se recuperar e completou em primeiro. Seis segundos depois foi a vez de Silvia Pérsico completar a volta pelos italianos. Na terceira volta foi a vez da possivelmente mais forte ciclista na prova, Clara Honsinger tentar virar para os estadunidenses. Os checos iniciaram a última volta com uma vantagem de dois segundos sobre os estadunidenses e três sobre os italianos.

Logo no início da volta os checos ficaram para trás enquanto Scott Funston e Davide Toneatti duelavam. Toneatti conseguiu abrir uma vantagem mínima para Funston e conseguiu  vencer o evento teste para a Itália. Os estadunidenses completaram em segundo enquanto Nils Vandeputte levou os belgas ao terceiro lugar.

O histórico primeiro pódio do Team Relay no cyclo-cross em Fayetteville.

Pódio no Team Relay Cyclo-cross em Fayetteville | Foto UCI
Pódio no Team Relay Cyclo-cross em Fayetteville | Foto UCI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Em fibra de carbono, Absolute Prime SL ganha nova roupagem em 2022

Quadro hardtail para mountain bike da marca brasileira foi lançado ano passado e chega em 2022 com novo visual. Com um design moderno e geometria equilibrada entre conforto e agilidade, o quadro hardtail Prime SL, da marca brasileira Absolute Bikes, recebeu uma atualização em seu design e uma nova cor. […]

Receba as novidades em seu e-mail