Hoje começaram as atividades do Walmart Campeonado Mundial de Cyclo-cross em Fayetteville no meio oeste estadunidense. A prova teste de disputa Mixed Relay teve vitória da seleção italiana.
Mundial de Cyclo-cross em Fayetteville
A cidade de Fayetteville no Arkansas recebe o Campeonato Mundial de Cyclo-cross. Situada no meio oeste estadunidense no Arkansas a região tem o patrocínio da maior empresa familiar do mundo, a Walmart. A participação dos bilionários Walton veio por intermédio do organizador Brook Watts que conseguiu o apoio dos irmãos Tom e Stuart Walton e um apoio de U$ 70 milhões para o desenvolvimento do ciclismo na região, que é uma das mais pobres dos EUA.
Em outubro a cidade já havia recebido uma etapa da Copa do Mundo de Cyclocross. Ciclistas de mais de 30 países disputam até domingo um lugar no pódio em sete eventos:
- Sexta-Feira: Team Relay – Equipes Mistas
- Sábado 14h – Feminino Júnior
- Sábado 16h – Masculino Sub-23
- Sábado 17h30 – Feminino Elite
- Domingo 14h – Masculino Júnior
- Domingo 16h – Feminino Sub-23
- Domingo 17h30 – Masculino Elite
As provas do campeonato mundial são transmitidas pelo Canal UCI no Youtube e Facebook para o Brasil e na aba de ciclismo no canal ESPN exclusivamente no aplicativo Star+.
O Circuito de Fayetteville de Cyclo-cross
O percurso de 3km no Centennial Park oferece um nível alto de desafios com uma construção em meio a floresta das montanhas Ozark numa mistura de natureza com obstáculos artificiais. Confira o vídeo da volta completa que começa propositalmente em um trecho de reta, para então ter uma sequência com curva suave e acentuada para afinar o pelote para o trecho de longa descida.
Team Relay – O revezamento por equipe no Cyclo-cross
Na forma de evento teste, a disputa de Team Relay aconteceu nesta sexta-feira e teve a seleção italiana como vencedora. O formato escolhido de disputa foi com um ciclista Sub-23 e elite das categorias feminina e masculina. Cada ciclista percorreu uma volta, fazendo a transição para o próximo ciclista em um trecho determinado. O componente tático foi a escolha da ordem de cada ciclista da equipe.
Na primeira volta, o belga Daan Soete concluiu a volta com oito segundos sobre os estadunidenses. Na segunda volta os checos chegaram a liderança com Michael Boros mas uma corrente travada atrapalhou o checo que ainda conseguiu se recuperar e completou em primeiro. Seis segundos depois foi a vez de Silvia Pérsico completar a volta pelos italianos. Na terceira volta foi a vez da possivelmente mais forte ciclista na prova, Clara Honsinger tentar virar para os estadunidenses. Os checos iniciaram a última volta com uma vantagem de dois segundos sobre os estadunidenses e três sobre os italianos.
Logo no início da volta os checos ficaram para trás enquanto Scott Funston e Davide Toneatti duelavam. Toneatti conseguiu abrir uma vantagem mínima para Funston e conseguiu vencer o evento teste para a Itália. Os estadunidenses completaram em segundo enquanto Nils Vandeputte levou os belgas ao terceiro lugar.
O histórico primeiro pódio do Team Relay no cyclo-cross em Fayetteville.