Sem as principais estrelas do ciclismo, a etapa de Flamanville na França pela Copa do Mundo de Cyclo-cross teve muita disputa. Na disputa masculina a vitória ficou com o belga Eli Iserbyt que assumiu a liderança durante a terceira volta. Já entre as mulheres a disputa foi até a linha de chegada com a neerlandesa Fem van Empel vencendo.
Copa do mundo de Cyclo-cross Flamanville – França
Na costa da Normandia, Flamanville com seus 1800 habitantes é próxima aos paraísos fiscais de Jersey e Guernsey no canal da Mancha e conhecida pela usina nuclear que alimenta boa parte da França. Organizada desde 2007 a prova estreia na Copa do Mundo.
O contraste entre a arquitetura do século XVII do Chateau de Flamanville e a trilha de cyclo-cross dá o tom no trajeto que é rápido e técnico. Com uma largura mínima as ultrapassagens são “ombro a ombro” e no final de cada volta uma subida leva a chegada, exigindo muita potência dos ciclistas em uma eventual disputa de sprint.
Ausências sentidas em Flamanville: Mathieu van der Poel e Wout van Aert
Na categoria masculina, Wout van Aert encerrou sua temporada na lama com o título belga na última semana, já Van der Poel sofre com duas lesões, uma nas costas (herança do tombo nos jogos olímpicos) e outra no joelho. Van der Poel foi submetido a uma cirurgia no joelho para eliminar a dor, o que encerrou sua temporada na lama e pode comprometer o início da temporada de provas clássicas.
Outras estrelas do ciclismo de estrada com o Tom Pidcock e Quinten Hermans não foram a França, optando por treinar com suas equipes. Assim Eli Iserbyt, líder da Copa do Mundo chegou como favorito absoluto a vitória.
Já entre as mulheres, ausências sentidas foram das neerlandesas Marianne Vos, Lucinda Brand, Denise Betsema e Ceylin del Carmen Alvarado. Deixando o favoritismo para Puck Pieterse, Kata Blanka Vas e Fem Van Empel.
Eli Iserbyt faz valer o favoritismo!
Após as duas primeiras voltas na marcação, Eli Iserbyt atacou para não mais ser alcançado e fazer valer o favoritismo. O belga de 24 anos e líder da Copa do Mundo não deu chance aos oponentes. Atrás a luta pelo segundo lugar teve um duelo entre Toon Aerts que iniciou com problemas a prova e Michael Vanthourenhout. Durante a quinta volta Aerts conseguiu abrir uma pequena vantagem e se sustentar em segundo até o final.
- Eli Iserbyt
- Toon Aerts
- Michael Vanthourenhout
Fem van Empel vence entre as mulheres
Logo na primeira volta a dupla neerlandesa Fem van Empel e Puck Pieterse se destacou das demais ciclistas no circuito de Flamanville. Contudo o duelo durou até o final quando Pieterse lançou um ataque de longe mas Van Empel a perseguiu e bateu em cima da linha de chegada. Atrás a húngara Kata Blanka Vas completou o pódio.
- Fem van Empel
- Puck Pieterse
- Kata Blanka Vas
A classificação da Copa do Mundo atualizada tem disputa pelo segundo e terceiro lugar, visto que Lucinda Brand já garantiu matematicamente o título:
1. Lucinda Brand 402
2. Denise Betsema 343
3. Puck Pieterse 325
4. Fem van Empel 293
5. Shirin van Anrooij 216