A sexta etapa da Copa do Mundo de Cyclo-cross aconteceu neste domingo em Overijse na Bélgica. Considerada a prova “mãe de todas as CX” teve disputa intensa no masculino e um domínio impressionante no feminino.
Puck Pieterse vence pela primeira vez na Copa do Mundo
Com chuva e muita lama, o circuito sobretudo na prova feminina favoreceu uma tocada mais técnica. A habilidade e destreza de Puck Pieterse estavam em um patamar acima das demais competidoras. Sem ser ameaçada mas levando vários tombos e escorregões, a jovem de 20 anos de idade chegou a sua primeira vitória em Copa do Mundo. O pódio todo dominado por jovens de 20 anos teve também a líder da Copa do Mundo, Fem van Empel e Shirin van Anrooij. Entre as dez primeiras colocadas, apenas a estadunidense Clara Hosinger (7º) e a francesa Hélène Clauzel (8º) invadiram o ‘mundinho’ neerlandês.
Campeão europeu, Michael Vanthourenhout usou a constância para bater o campeão mundial Tom Pidcock
O esperado retorno de Tom Pidcock ao Cyclocross teve contornos dramáticos. O jovem britânico teve um problema mecânico e caiu para último na largada. Logo no final da primeira volta Pidcock já estava lutando pelo terceiro lugar. Assim que conseguiu se livrar do trânsito, teve que perseguir Eli Iserbyt e Michael Vanthourenhout.
Já na terceira volta, Pidcock assumia a ponta tendo somente Vanthourenhout consigo, o campeão europeu colocava um ritmo forte e intenso de tal modo que Pidcock precisou arriscar o que levou ao solo mais de uma vez. Já na última volta, Vanthourenhout liderava com distância mínima a frente de Pidcock quando o britânico caiu uma última vez, ali foi game over. Atrás Lars van der Haar conseguiu vencer a batalha pelo terceiro lugar.
Na classificação geral, o belga Eli Iserbyt segue na ponta com 185 pontos, uma mais que Laurens Sweeck enquanto Vanthourenhout tem 159.
Onde assistir a Copa do Mundo de CX
Sem transmissão oficial para o Brasil, a UCI mantém o sinal aberto em seus canais no Facebook e Youtube