Pogacar vence a Liège Bastogne Liège

Luiz Papillon

Com um ataque a 34km do final, Tadej Pogacar venceu a Liège Bastogne Liège pela segunda vez. Romain Bardet foi o segundo chegando 1min25 depois. Na disputa pelo terceiro lugar, Mathieu van der Poel foi o melhor completando o pódio.

Tadej Pogacar vence a Liège Bastogne Liège 2024

Liège Bastogne Liège 2024

A manhã começou com frio e tempo limpo na região do Limburgo onde aconteceu a Liège Bastogne Liège 2024. Pela equipe Alpecin Deceuninck a esperança de um feito inédito, vencer as 4 primeiras monumentos da temporada, já que Jasper Philipsen venceu a Milão SanRemo e Mathieu van der Poel fez o double Ronde e Paris Roubaix.  Contudo o grande favorito era o esloveno Tadej Pogacar.

Tirando um pouco da pressão, Mathieu van der Poel declarou o favoritismo do amigo esloveno:

“Todos focam em Tadej e isso é lógico, ele é o mais forte”

 

Liége Bastogne Liége 2024

Assim que largaram um grupo de nove ciclistas logo formou a fuga do dia com destaque para o jovem Gil Gelders da equipe Soudal Quick-Step. O grupo abriu uma vantagem máxima de 2min30s mas atrás uma queda no pelote mudou tudo. A 97km do final, o pelote foi cortado com uma queda:

No grupo que ficou represado estavam Tom Pidcock e Mathieu van der Poel, isso motivou uma reação imediata das equipes Israel PremierTech e UAE, que aceleraram na ponta do pelote para em poucos quilômetros colocar mais de um minuto de vantagem sobre os sobrados.

O grupo perseguidor trabalhou, sobretudo Tom Pidcock para perseguir o pelote, enquanto Van der Poel se manteve tranquilo, após quase 20km o grupo conseguiu reconectar, mas a qual preço de esforço? Isso seria visto no final da prova. Depois dessa perseguição os favoritos e suas equipes passaram a marcar muito mais as tentativas de fuga.

 Côte de la Redoute: Ataque de Pogacar

A 35km do final, a Côte de La Redoute com 1600m a 8.8% seria a rampa de lançamento para o ataque de Tadej Pogacar. O canibal esloveno logo colocou um minuto de vantagem sobre o pelote, só uma queda o tiraria da vitória. Atrás a perseguição teve especialmente Ben Healy, o irlandês da EF e um grupo de 14 ciclistas, entre eles Egan Bernal e Richard Carapaz.  Já Mathieu van der Poel sentia as subidas longas e ficava no terceiro grupo. A 20km do final começou a chover e a perseguição tinha três franceses, Romain Gregoire e Benoit Cosnefroy pela Decathlon, Romain Bardet pela DSM e o irlandês Ben Healy.

Bardet ataca pelo pódio!

Na Côte de la Roche aux Faucons a 15km do final foi a vez dos ataques pelo pódio com Romain Bardet atacando e sendo perseguido por Egan Bernal. O grupo de Bernal manteve o passo enquanto Bardet seguia sozinho dez segundos a frente, até que Van der Poel se juntou ao grupo perseguidor a 5km do final. Atrás Romain Bardet já ficava emocionado a 1km do final sabendo que seria o segundo colocado.

Na disputa pelo terceiro lugar, Mathieu van der Poel foi o melhor completando o pódio.

 

Results powered by FirstCycling.com

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Stages faliu? Fabricante de medidores de potência para ciclismo teria demitido todos funcionários

A Stages Faliu? Uma das mais conhecidas fabricante de medidores de potência para ciclismo teria demitido todos funcionários.   A fabricante estadunidense de medidores de potência Stages Cycling estaria saindo do mercado. Desde 2012 produzindo medidores de potência, a empresa que teve parceria com a equipe Sky iniciada em 2014 […]

leia também

Receba as novidades em seu e-mail