Aline Mariga é a campeã brasileira de ciclismo de estrada em 2022

Com um ataque no final, Aline Mariga de 33 anos ganhou escapada o campeonato brasileiro de ciclismo de estrada. Sem equipe de apoio, a ciclista de Sorriso no Mato Grosso contou com a ajuda de motorista de aplicativo.

Aline Mariga ataca no Brasileiro de Ciclismo | Foto Daniel Andrade
Aline Mariga ataca no Brasileiro de Ciclismo | Foto Daniel Andrade

A força do MTB brasileiro chega a estrada com o título nacional de Aline Mariga. Em uma prova de superação, Aline sofreu com a queda da corrente de sua bicicleta e fez muito esforço para voltar ao pelote, se recuperar e na volta final lançar um ataque matador para vencer escapada. Na chegada em massa pelo segundo lugar, a paulista Welyda Rodriguez foi a segunda colocada seguida de Talita Luz do Paraná.

No Sub-23, Ana Vitória Magalhães a Tota venceu com Ana Paula Finco e Vitória Xavier repetindo o pódio do contrarrelógio individual.

Campeonato Brasileiro de ciclismo feminino – Elite e Sub-23

Disputado em Palmas no Tocantins, o campeonato brasileiro de ciclismo de estrada contou com muito vento cruzado e calor na disputa feminina. Ao todo foram 11 voltas no circuito de 10,34km montado na Rodovia TO-01 que cruza a capital tocantinense. Apesar de não ter subidas proeminentes o circuito foi muito elogiado por atletas em função do fechamento total para ciclistas, ótima qualidade do asfalto e organização em geral.

A prova contou com algumas tentativas de fuga e muita politicagem do pelote, a campeã de 2021 Ana Paula Polegatch foi muito marcada durante a prova o que rendeu um vídeo contando como foi a prova com alguns questionamentos quanto a passividade do pelote.

 


Em fato é uma questão tática e técnica dos ciclistas trabalharem menos em equipe no campeonato nacional do que nas provas regulares. O que está em jogo ali envolve patrocínio, destaque e também a Bolsa Atleta do Governo Federal. Era para haver uma disputa intensa, só que ocorre e muito o que Polegatch relata no vídeo, as atletas muitas vezes se contentam com o segundo lugar. Esse estilo de disputa acaba por favorecer ataques destemidos como foi o de Flávia Oliveira em Maringá e se repetiu com Aline Mariga em Palmas.

Nada é fácil e Aline precisou superar a queda de corrente, por sorte o pelote politicou acompanhando o ritmo da campeã de 2021, Ana Polegatch o que permitiu que Aline se recuperasse e na abertura da última volta a ciclista com boas pernas atacou e abriu uma vantagem considerável. No final foi só administrar e cruzar a chegada para entrar para história do ciclismo brasileiro.

Pódio Elite Feminina Brasileiro| Foto Gustavo Birck
Pódio Elite Feminina Brasileiro| Foto Gustavo Birck
  1. Aline Mariga – ATP Assesoria Esportiva – 03h25’54.269″
  2. Wellyda Rodrigues – ABEC Rio Claro –  +1.673″
  3. Talita Luz – Liga de Ciclismo Campos Gerais +2.222
  4. Tamires Fanny Radatz – Avai Florianópolis +3.796
  5. Karine de Macedo Frota – EvoPro Team +5.364
  6. Ana Paula Polegatch – Unifunviv +5.534
  7. Ana Paula Casetta – Santos Cycling +6.107
  8. Luciene Ferreira da Silva – Unifunvic +6.920
  9. Alice de Melo – ABEC Rio Claro +10.387
  10. Taise Benato – Santos Cycling – +15.832

Tota bate Ana Paula Finco no sprint pelo título Sub-23

Disputada em forma simultânea com a Elite, a prova Sub-23 teve Tota Magalhães e Ana Paula Finco chegando no segundo grupo com as ciclistas da elite que disputaram do sétimo ao décimo lugar. No sprint, Tota ficou com a vitória e Ana Paula Finco completou dez segundos atrás.

Pódio Sub-23 Campeonato Brasileiro de Ciclismo | Foto Luis Claudio Antunes - CBC
Pódio Sub-23 Campeonato Brasileiro de Ciclismo | Foto Luis Claudio Antunes – CBC
  1. Tota Magalhães – LuluFive – 03h26’05.668″
  2. Ana Paula Finco Silva – Avulso – +9.547″
  3. Vitória Xavier – Avulso – +5:47.649″

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Campeã Brasileira de ciclismo contou com ajuda de motorista de aplicativo!

Ganhar cum campeonato nacional em um pais com mais de 200 milhões de habitantes é com certeza um feito memorável, e conseguir isso sem equipe de apoio é ainda mais incrível. E foi isso que aconteceu com Aline Mariga no campeonato brasileiro de ciclismo de estrada. Sem equipe de apoio, […]
Aline Mariga, campeã brasileira de ciclismo | Foto Gustavo Birck

Receba as novidades em seu e-mail