Yates coloca fogo na prova, vence etapa mas não evita título de Roglic!

Luiz Papillon

O britânico Simon Yates com um ataque na última subida conseguiu colocar emoção na última etapa da Paris-Nice. Yates ficou próximo da tirar o título de Primoz Roglic, mas se não ganhou ao menos ficou com a vitória na etapa. Atrás graças a uma perseguição implacável comandada por Wout van Aert, Primoz Roglic, o belga foi segundo e Roglic completou em terceiro sagrando-se campeão da Paris Nice 2022.

Simon Yates, vencedor da etapa na Paris Ncie | Captura TV
Simon Yates, vencedor da etapa na Paris Ncie | Captura TV

Paris Nice 2022 – Etapa 8 – Nice – 115,6km

Após quase 1200km de disputas entre Mantes-la-Ville e Nice a 80ª Paris Nice terminou com chuva na Riviera Francesa. Primeira prova transmitida na temporada pela ESPN no Brasil, a Paris Nice com oitenta anos de história no ciclismo tem agora na sua galeria de campeões o esloveno Primoz Roglic.

Com mais oito abandonos antes da largada, a Paris Nice que começou com 154 ciclistas, teve na largada apenas 81 ciclistas e no princípio de etapa esse número caiu para 80 com o abandono de Simon Carr (EF). Restando 50km para o final da etapa, Wout van Aert começa a barbarizar. Primeiro ele faz o trabalho de neutralizar Dani Martínez da Ineos.  Depois coloca um ritmo muito forte para reduzir o grupo líder para cinco ciclistas:

  • Wout van Aert – Jumbo Visma
  • Primoz Roglic – Jumbo Visma
  • Simon Yates – Bike Exchange
  • Dani Martínez – Ineos
  • Nairo Quintana – Arkéa Samsic

Ataque de Yates colocou fogo na prova!

Sob condições horríveis com chuva e pista escorregadia, Dani Martínez teve um azar, com um furo de pneu o colombiano ficou para traz, colocando sob risco o pódio da Ineos. Na ponta o grupo começou a escalar a Col d’Èze, e veio o ataque de Yates. Enquanto o britânico subia, o trio com Quintana, Aert e Roglic seguia cerca de 20 segundos atrás. Já no pelote completamente quebrado quem puxava era Dani Martínez com um minuto de atraso para Yates.

Wout van Aert colocou um passo forte nos três quilômetros finais da subida, fazendo Nairo Quintana sobrar. A disputa do título estava em jogo, Roglic precisava chegar com um atraso de no máximo 39 segundos para Yates. Só que Roglic tinha Wout Van Aert consigo, o trabalho do belga foi estupendo de tal modo a descontar a vantagem na descida para Nice.

Ao final Yates ficou próximo da tirar o título de Primoz Roglic, mas se não ganhou ao menos ficou com a vitória na etapa. Atrás graças a uma perseguição implacável comandada por Wout van Aert, Primoz Roglic, o belga foi segundo e Roglic completou em terceiro sagrando-se campeão da Paris Nice 2022.

 

Classificação da  etapa 8 – Paris Nice 2022

Classificação final da Paris Nice 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Milano Torino a prova mais antiga do mundo!

Nesta quarta feira acontece a 103ª Milano Torino, a prova de ciclismo mais antiga do mundo, disputada desde 1876. É isso mesmo uma prova que atravessa três séculos e neste ano faz parte do calendário ProSeries. Mark Cavendish, Peter Sagan e outras estrelas do ciclismo mundial disputam nesta quarta a […]

Receba as novidades em seu e-mail