Van der Poel vence Wout van Aert em prova espetacular na Espanha

Luiz Papillon

Foi uma prova sensacional em Benidorm na Espanha com chegada no mano a mano entre Mathieu van der Poel e Wout van Aert. Van der Poel deixou pouquíssimo espaço entre seu corpo e a barreira e Wout van Aert teve que se contentar com o segundo lugar.

Copa do Mundo de CX – Benidorm – Espanha

A inédita etapa da Copa do Mundo de CX na Espanha encontrou um circuito muito rápido com temperatura amena. Históricamente o cyclo-cross é disputado no inverno europeu sob temperaturas baixas e as vezes chuva ou neve. O circo do cyclo-cross encontrou uma temperatura muito diferente na Costa Blanca. A chegada da Copa do Mundo a Benidorm faz parte de um plano em tornar a cidade atrativa a ciclistas assim como os destinos mais usuais de Calpe e Denia.

Com apenas 64m de desnível o circuito se mostrou muito rápido, a ponto do tempo de volta ficar abaixo de sete minutos. Assim que largaram, Van der Poel assumiu a ponta e logo foi atacado por Tom Pidcock. O britânico parecia gostar do circuito, que sem grandes subidas e com trechos técnicos sem dificuldade muito grande acabou por nivelar a disputa. Assim um grupo com seis ciclistas se isolou na liderança:

  • Tom Pidcock
  • Mathieu van der Poel
  • Wout van Aert
  • Kevin Kuhn
  • Laurens Sweeck
  • Eli Iserbyt

Volta a volta foram trocando de posição até que na quarta volta Van der Poel ligou o modo turbo e lançou um ataque. Isso deve ter acendido um sinal de alerta em Wout van Aert que de imediato saltou do quarto para o segundo lugar iniciando a perseguição. Esse movimento quebrou o grupo líder e no início da volta cinco, Van der Poel liderava com Wout van Aert e Eli Iserbyt, cinco segundos atrás estava Laurens Sweeck enquanto Tom Pidcock vinha nove segundos atrasado.

Todo esforço de Van der Poel custou uma volta mais lenta e Wout passou a liderança num ritmo mais leve o que permitiu na sesta volta o agrupamento dos líderes com Iserbyt, Sweeck e Pidcock voltando para o grupo. A sensação ficava que Wout van Aert preferia fazer voltas salvando energia enquanto Van der Poel dava ataques duros depois precisava se recuperar.

Ultima volta alucinante e vitória de Van der Poel

Na última das nove voltas, Wout assumiu a liderança e Van der Poel ficou na roda do belga até que na entrada do setor de areia, Van der Poel cortou a frente de Wout van Aert para ter a preferência no trecho técnico. Wout deu o troco na subida e novamente no trecho sinuoso Van der Poel saltou para a ponta, seria um longo sprint, mas Wout van Aert cometeu um pequeno erro tocando nas barreiras na chegada interrompendo seu movimento de sprint. Van der Poel completamente exausto já parava de pedalar e venceu quebrando a sequência do rival.

 

Classificação da Copa do Mundo de CX

Results powered by FirstCycling.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Sam Bennett vence na abertura da Vuelta a San Juan

O irlandês Sam Bennett venceu a etapa 1 da Vuelta a San Juan em sprint após um final conturbado. O brasileiro Vinicius Rangel foi destaque da transmissão durante boa parte da prova. O campeão mundial Remco Evenepoel puxou muito mas sua equipe foi traída por um canteiro central. “Como disse […]

Receba as novidades em seu e-mail