O italiano Filippo Ganna triturou o recorde da hora, não só o recorde de seu engenheiro de performance, o britânico Dan Bigham mas também o histórico recorde de “maior esforço humano” de Chris Boardman de 1996.

Durante anos precisamos explicar para o leitor a existência de duas listas separadas para o recorde da hora, após uma polêmica decisão de banir bicicletas e posições aerodinâmicas em 1996. Agora, 26 anos depois, Filippo Ganna unifica o recorde da hora com a marca de 56,792km, e ele ainda promete mais:
“56,792 quilômetros não é ruim, da próxima vez tentarei em uma parte diferente da temporada, com pernas mais frescas acho que posso ir ainda melhor. Por um momento pensei que o limite de 57km era possível, mas tive que diminuir o ritmo na parte final” disse Filippo Ganna.
Detentor do recorde por menos de dois meses, Dan Bigham que casou-se esta semana não pode estar no velódromo de Grenchem acompanhando seu pupulo mas mandou um recado comemorando:
“É fantástico que este projeto ambicioso tenha se concluído esta noite. Sempre foi parte do plano Ganna bater meu recorde e é ótio ter um companheiro de equipe tão merecedor como novo recordista.” disse Dan Bigham

Você pode rever a quebra do recorde da hora aqui:
Conheça a Pinarello Bolide F HR 3D e o equipamento de R$430.000 que Filippo Ganna usou para quebra do recorde da hora
Ao custo total estimado em 75.000 libras esterlinas ( aproximadamente R$430.000), o conjunto utilizado por Filippo Ganna envolve muitas horas de desenvolvimento e altíssimo custo de construção.
Uma das maiores novidades que Bigham utilizou foram os pneus clinchers de 25mm da alemã Continental (o famoso GP5000TT) ao invés de pneus tubulares como sempre se utilizou. A listagem abaixo é do equipamento utilizado por Bigham, deve se aproximar e muito ao de Ganna:
Bicicleta: Pinarello Bolide Prototipo 3D
Clipe/Guidão: Pinarello Most em liga de titânio Ti-6A-4V
Rodas: Princeton CarbonWorks
Pneus: Continental GP5000TT
Pedivela: Whattshopp Cratus
Relação: 64x14D (64 dentes na frente e 14 dentes atrás)
Uniforme: Bioracer
Capacete: Kask Mistral
Sapatilha: Nimbl Expect
No quadro algumas mudanças foram feitas após relaxamento de regras da UCI, com os cubos ficando mais estreitos, passando de 120mm de largura para 89mm na traseira e de 100mm para 69mm na frente.
Vista Frontal da Pinarello Bolide F 3D
A Pinarello já disponibiliza a Bolide F HR 3D em suas revendas ao preço de € 9.963,00 (R$51.000) pelo conjunto de quadro, garfo, guidão e canote em medidas padrão, já a versão customizada para Filippo Ganna tem custo em torno de € 33.000,00 (R$168.800)
O guidão clip sob medida foi construído em liga de titânio ao custo de $4.300 (aproximadamente R$25.000) pela Metron Additive Engineering que é fornecedora aeroespacial promete 300g a menos que um convencional de carbono e metade do arrasto aerodinâmico apenas no guidão e 3% no conjunto total (guidão+ciclista+bicicleta), o que em uma distância de 56km representa perto de 1.600m.
A sapatilha Nimbl Expect custa $499 (R$2900) e pesa apenas 175g e promete a melhor transferência de até 2.500 watts de pico de potência para os pedais em uma plataforma super rígida.

O capacete Kask Mistral está disponível a venda no Brasil a partir de R$2.199 em lojas especializadas.
Já as rodas Princeton Carbon Works são conhecidas pela performance excepcional, conforme contamos no caso da busca pela roda para Mathieu van der Poel (relembre clicando aqui) custam a partir de U$3.000 e com um conjunto parecido com o utilizado por Filippo Ganna chegam a $8000 (R$41.000).

O pedivela Cratus Aero custa (sem a coroa) $770 e mais $399 (totalizando cerca de R$6900) da coroa que pode ser escolhida a partir da medida 58D até 66D, prometendo uma redução da turbulência criada pelo movimento.

A corrente Izumi utilizada por Filippo Ganna tem custo ao redor de 100 euros (R$520,00) e foi desenvolvida para ser utilizada pelos ciclistas durante os jogos olímpicos de Tóquio, com redução de arrasto aerodinâmico ao redor de 10% em comparação com o modelo tradicional da própria marca.
O macaquinho utilizado por Ganna passou por mais de 300h de estudo no túnel de vento
A Bioracer, marca belga de vestuário possui seu próprio túnel de vento em Beringen que é utilizado tanto pela Universidade Politécnica de Milão como a Universidade Stavanger, Norueguesa. Assim a empresa pode desenvolver um kit aerodinâmico onde até o zíper e o contorno da costura são analisados. Assim o próprio tipo de tecelagem utilizado é diferente na frente e nas costas do macaquinho de Filippo Ganna. Feito sob medida a marca não revela o custo, mas disponibiliza para o público a versão Katana utilizada por Ganna e Primoz Roglic no Tour de France ao custo de $199 (R$1.200).

Embora ao se comparar o custo total de quase 80.000 euros pareça exorbitante para uma bicicleta e acessórios, vale lembrar que por exemplo apenas uma asa dianteira de um carro de F1 custa o dobro disso, um barco 470 para disputa olímpica passa de 30.000 euros.
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