O esloveno Primoz Roglic da Jumbo Visma fez uma apresentação de gala hoje na subida a Lagos de Covadonga! Roglic seguiu Bernal na penúltima montanha e na subida final deixou o colombiano para trás para vencer solo e reassumir a liderança da Vuelta 2021. Atrás Sepp Kuss fez um ótimo trabalho de equipe sem carregar a dupla da Movistar morro acima, e no final atacou para fazer a dobradinha da Jumbo Visma. Em terceiro completou Miguel Angel Lopez da Movistar.
Vuelta 2021 – Etapa 17 – Unquera a Lagos de Covadonga – 185.8km
Finalmente! Em uma etapa fantástica na Vuelta, largando pela primeira vez de Unquera na Cantábria com chegada em Lagos de Covadonga, dois lagos naturais formados de água de degelo a mais de 1.000m de altitude, já no principado das Astúrias. No itinerário do dia, uma subida de 3ª categoria, duas de primeira categoria e uma de categoria especial.
Os pelote segurou as tentativas de fuga na primeira subida, o Altu de Hortigueru, de 5.3km. Quando o pelote se aproximou da primeira passagem pela La Collada Llomena, os ataques começaram. Na passagem Michael Storer (DSM) conquistou a subida seguido por Óscar Cabedo (Burgos BH). Na descida o pelote reagrupou, mas assim que começaram a segunda subida o então líder Christian Odd Eiking já sobrava.
Na subida, Egan Bernal assumiu a ponta com Primoz Roglic em sua roda, a dupla conquistou a meta da segunda passagem pela La Collada Llomena e abriu vantagem para o grupo perseguidor.
Lagos de Covadonga
A subida de Lagos de Covadonga, uma escalada com 12.5km e patamares de inclinação de até 16% seria o desafio máximo do dia. Na marca de 10km para o final, Bernal e Roglic detinham 1:50 de vantagem para o grupo de perseguição que trazia outros favoritos como a dupla da Movistar, Miguel Angel Lopez e Enric Mas. Na marca de 8km para o final, Bernal passou a sofrer para acompanhar Roglic que notando a dificuldade do adversário, acelerou. Roglic foi ganhando tempo enquanto Bernal ficava mais para o grupo perseguidor.
Atrás Enric Mas tinha dificuldades para reduzir a diferença enquanto Sepp Kuss e Adam Yates, claro não revezavam. Na ponta Roglic seguiu para sua vitória enquanto Bernal foi alcançado pelo grupo. Sepp Kuss ainda acelerou no final para ficar com o segundo lugar e Miguel Angel Lopez completou em terceiro.
Classificação da etapa 17 da Vuelta 2021