Vuelta termina com título de Remco e vitória de Molano na última etapa

Luiz Papillon
A Vuelta 2022 terminou agora pouco em Madrid com a vitória na etapa do colombiano Juan Sebastian Molano batendo no sprint Mads Pedersen. Remco Evenepoel foi ovacionado como vencedor da Vuelta dividindo atenções com a despedida de Alejandro Valverde.
“Este foi o momento mais bonito que vivi na minha vida. Memórias, sacrifícios, orgulho,… Só sentimentos positivos. Estar sozinho naquele pódio com aquele troféu é o mais alto que já experimentei na minha carreira. E depois dividir o pódio com meus companheiros de equipe… tão lindo.” disse Remco Evenepoel, campeão da Vuelta 2022

Vuelta 2022 – Etapa final – Las Rozas – Madrid – 96,7km

Muita festa que começou com uma bela homenagem dos ciclistas para Alejandro Valverde e Vincenzo Nibali que se aposentam esse ano. Valverde, ídolo espanhol foi vencedor da Vuelta em 2009, de inúmeras clássicas e campeão mundial de 2018 enquanto Vincenzo Nibali venceu o Tour de France, a Vuelta e o Giro d’Italia. Ao final Valverde recebeu a honra de percorrer uma volta sozinho a frente do pelote antes da corrida começar no circuito em Madrid:
“Memórias de todos os tipos passaram pela minha cabeça naquele momento, de todas grandes voltas que fiz, mas gostei muito. Eu tive também que enxugar uma lágrima aqui e ali, já passei muitas coisas como ciclista. Tudo tem que ter um começo e um fim e este é o fim para mim, é um sonho.” disse emocionado Alejandro Valverde.
Nibali Valverde
Nibali e Valverde | Captura TV

Bala ainda recebeu homenagens no pódio, uma estátua em vidro feita por um dos patrocinadores da prova de vidro reciclado, vestiu a camisa dourada com a qual venceu a Vuelta em 2009, a camisa de campeão mundial de 2018 e finalmente a camisa especial que a Movistar fez para sua última prova.

Valverde ainda disputará as provas italianas e o Giro da Lombardia em outubro, na luta contra o rebaixamento da Movistar. Assim o ponto final na longa carreira ainda esperará.

Juan Sebastian Molano venceu sprint em Madrid

Protocolar mas nem tanto, a parti do momento em que Valverde encostou a prova começou para valer em um circuito dentro de Madrid. Curiosamente tinha uma curva a 180º extremamente mal posicionada que dificultava o contorno do pelote, ainda que apenas 50m adiante houvesse uma rotatória. Essa curva acabou servindo de ponto de partida para o sprint e o colombiano Juan Sebastian Molano (UAE) venceu batendo na chegada o dinamarquês Mads Pedersen e o alemão Pascal Ackerman, seu companheiro de equipe.

Remco Evenepoel é o primeiro belga a vencer grande volta em 44 anos

Pódio da Vuelta 2022 | Foto Reuters
Pódio da Vuelta 2022 | Foto Reuters
Pela classificação geral a festa foi toda de Remco Evenepoel, o jovem belga de 22 anos em sua primeira participação na Vuelta chega ao título tornando-se o primeiro belga em 44 anos a vencer uma grande volta de ciclismo e primeiro ciclista da Quick Step a vencer uma grande volta. Remco também acumulou a camisa de melhor jovem até 25 anos, o que não ocorria na Vuelta desde a vitória de Nairo Quintana em 2016.
Ao lado de Remco no pódio estavam os espanhóis Enric Mas de 27 anos da Movistar e Juan Ayuso de 19 anos da UAE em uma edição que contou ainda com Carlos Rodriguez de 21 anos da Ineos também no Top10. Destaque também para Marc Soler da UAE que foi escolhido o ciclista mais combativo da Vuelta.

Mads Pedersen absoluto em pontos, Carapaz o rei da Montanha

Pódio da Vuelta 2022 | Foto EFE Javier Lizón
Pódio da Vuelta 2022 | Foto
EFE Javier Lizón
O dinamarquês Mads Pedersen da Trek Segafredo foi o campeão por pontos com a camisa verde enquanto o campeão olímpico Richard Carapaz se despede da Ineos com a camisa de Rei da Montanha. Remco acumulou a camisa para melhor jovem até 25 anos que no pódio será vestida por Juan Ayuso, espanhol de 19 anos e terceiro colocado na classificação geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Mundial de Ciclismo 2022 começa hoje na Austrália

Wollogong, distante apenas 80km de Sidney, cidade mais populosa da Austrália com quase cinco milhões de habitantes recebe nesta semana o campeonato mundial de ciclismo. Ao todo mais de 1000 ciclistas de cerca de setenta países disputarão onze provas em oito dias de disputa. Com uma diferença de 13h no […]

Receba as novidades em seu e-mail