Vittoria Bussi, italiana de 36 anos é a primeira mulher a quebrar a marca de 50km em uma hora pedalando. O feito aconteceu no velódromo de Aguascalientes no México.
A italiana de 36 anos torna-se a primeira mulher na história a pedalar acima dos 50km/h durante uma hora. Vittoria Busi que além de ciclista detém um doutorado em matemática pela universidade de Oxford já foi detentora do recorde da hora em 2018 com a marca de 48,007km. O recorde da hora feminino seria ainda quebrado por Joscelin Lowden e Ellen van Dijk que estabeleceu em 2022 a marca de 49,254km.
Preparação contou com recursos doados pela plataforma GoFundMe
Se no ciclismo de pista masculino, Filippo Ganna encontrou apoio milionário dentro da equipe Ineos e dos patrocinadores que investiram pesado em sua tentativa de quebra de recorde (Leia aqui), na disputa feminina o caminho não foi tão fácil. Através de doações recebida na plataforma GoFundMe, Vittoria angariou 12.000 euros. Precavida, Vittoria reservou o velódromo de Aguascalientes no México por dois dias, na quarta-feira as baixas temperaturas a fizeram desistir da tentativa após quase 40 minutos sobre a bicicleta. Na sexta feira, Vittoria Bussi colocou novamente seu nome no topo da lista das mulheres mais rápidas do mundo, quebrando a marca dos 50km em uma hora.
Para o futuro, Vittoria busca mudanças culturais a favor do ciclismo feminino e na segurança rodoviária além de montar sua própria academia de ciclismo com um conceito de longo prazo, fugindo da lógica tradicional da luta por patrocínio e resultados imediatos.