UCI determina sanções a equipes de países que agrediram a Ucrânia

Em reunião extraordinária do comitê gestor da UCI, a entidade máxima do ciclismo mundial condenou a invasão da Ucrânia e adotou sanções contra equipes e corridas Russas e Bielorussas.

A manifestação da UCI vem na esteira de determinação do Comitê Olímpico Internacional o COI. As sanções descredenciam todas equipes de nacionalidade russa ou bielorrussa e provas nos dois países. Em relação a participação em provas a UCI abre uma brecha para que atletas e equipes participem de provas UCI desde que não por uma das nacionalidades banidas.

Essa determinação deve motivar em especial mudança nas provas Tirreno Adriatico e Giro d’Italia organizadas pela italiana RCS e que contavam com a participação da equipe Gazprom RusVelo.

Confira o comunicado da UCI na íntegra:

A UCI expressa novamente sua grande preocupação com a situação na Ucrânia e condena firmemente a agressão dos governos russo e bielorrusso e seu desrespeito à trégua olímpica. A UCI deseja ver um retorno à paz o mais rápido possível e pede o respeito aos valores olímpicos. Com efeito, o desporto em geral e o ciclismo em particular são veículos de paz, amizade, solidariedade e tolerância.

Em primeiro lugar, a UCI decidiu oferecer seu apoio à comunidade de ciclismo ucraniana e se comprometeu a receber atletas ucranianos no Centro Mundial de Ciclismo da UCI (WCC), seu centro de educação e treinamento em Aigle, na Suíça. A este respeito, a UCI está em contato permanente com a Federação Nacional da Ucrânia. O Presidente da UCI David Lappartient, juntamente com o Presidente da União Europeia de Ciclismo (UEC) Enrico Della Casa, se reunirá com o Presidente e representantes da Federação Nacional da Ucrânia durante o Congresso da UEC na Dinamarca neste fim de semana para definir os procedimentos para a vinda ao ajuda da comunidade ciclística da Ucrânia.

Além disso, a UCI compactua com as fortes decisões tomadas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) em 28 de fevereiro e decidiu aplicá-las ao ciclismo.

A UCI, que continua sendo uma organização politicamente neutra, lamenta que as decisões de seu governo possam impactar atletas russos e bielorrussos, mas é preciso ser firme na defesa dos valores olímpicos.

Como foi assinalado esta manhã durante uma reunião de emergência das Federações Internacionais organizada pelo COI e presidida pelo Presidente Thomas Bach – com a participação de David Lappartient e da Diretora Geral da UCI Amina Lanaya -, trata-se de tomar medidas preventivas com o objetivo de garantir a integridade e segurança das competições esportivas e o respeito aos valores olímpicos.

À luz da situação, o Comitê de Gestão da UCI tomou por unanimidade as seguintes decisões:

1. As seleções nacionais russas e bielorrussas e/ou seleções nacionais não estão autorizadas a participar em quaisquer eventos do Calendário Internacional da UCI, com efeito imediato.

2. O estatuto de equipe UCI é retirado de todas as equipes de nacionalidade russa ou bielorrussa e a UCI não considerará quaisquer outros pedidos de estatuto UCI de equipes destes dois países. A retirada do estatuto de Equipe UCI diz respeito às seguintes equipes:

  • UCI ProTeam Gazprom – RusVelo (RUS)
  • UCI Continental Team Vozrozhdenie (RUS)
  • Maratona UCI Track Team – Tula Cycling Team (RUS)
  • UCI Continental Team CCN Factory Racing (BLR)
  • UCI Continental Team Minsk Cycling Club (BLR)
  • Equipe Continental Feminina da UCI Minsk Cycling Club (BLR).

3. A UCI retira todos os eventos russos e bielorrussos do Calendário Internacional da UCI 2022 e não considerará nenhum outro pedido de registro. Os seguintes eventos estão relacionados com a retirada do Calendário Internacional da UCI:

  • Grand Prix Moscow 1: evento de pista classe 2 (20-21 de maio de 2022)
  • Granfondo Moscou: evento UCI Granfondo World Series (21-22 de maio de 2022)
  • Grand Prix Moscow 2: evento de pista de categoria 2 (22 de maio de 2022)
  • Grande Prêmio de São Petersburgo: evento de pista de categoria 2 (26 a 29 de maio de 2022)
  • Cinco Anéis de Moscou: evento de estrada classe 2.2 (8-12 de junho de 2022).

4. Os Campeonatos Nacionais da Rússia e da Bielorrússia também são retirados do Calendário Internacional da UCI.

5. O aparecimento de todos os emblemas, nomes, siglas, bandeiras e hinos ligados à Rússia e à Bielorrússia é proibido em todos os eventos do Calendário Internacional da UCI. As camisolas dos Campeões Nacionais da Rússia e da Bielorrússia estão, portanto, proibidas.

6. Não serão consideradas quaisquer propostas de candidatos russos e bielorrussos para a organização de eventos da UCI.

7. A UCI proíbe os organizadores de eventos do Calendário Internacional da UCI de convidar clubes russos e bielorrussos, equipes regionais ou mistas.

8. A UCI não nomeará Comissários Internacionais Russos ou Bielorrussos para eventos do Calendário Internacional da UCI até novo aviso.

A UCI deseja esclarecer que os titulares de licenças da Rússia e da Bielorrússia estão autorizados a participar em eventos do Calendário Internacional da UCI com suas respectivas equipes , desde que estejam inscritos em uma equipe da UCI que não seja russa nem bielorrussa . Os pilotos russos e bielorrussos também podem participar nos eventos do Calendário Internacional da UCI se a inscrição individual for autorizada.

Qualquer participação de atletas russos ou bielorrussos deve ser neutra, e os organizadores são solicitados a retirar qualquer referência à Rússia ou à Bielorrússia, incluindo o nome, emblemas, siglas e bandeiras, e substituí-los por uma referência ou denominação neutra em todos os eventos. documentos relacionados e de acordo com as instruções a serem fornecidas pela UCI.

A decisão de não impor uma proibição geral aos atletas russos e bielorrussos em todos os eventos internacionais baseia-se na obtenção de um equilíbrio de todos os interesses. Em particular, trata-se de levar em consideração os direitos contratuais dos pilotos e equipes em questão, e não penalizar injustamente as equipes que não são russas ou bielorrussas.

A UCI pede aos organizadores, espectadores e competidores que respeitem os pilotos russos e bielorrussos nas corridas em que seriam autorizados a participar.

Além disso, o Comité de Gestão da UCI decidiu introduzir um regulamento específico que permite aos titulares de licenças russas e bielorrussas com várias nacionalidades solicitar a alteração da sua nacionalidade desportiva sem qualquer restrição. Será possível acelerar o procedimento relativo a esta medida, já existente no Regulamento UCI.

Medidas específicas serão estudadas para permitir que pilotos e funcionários de equipes russas e bielorrussas se inscrevam em uma equipe da UCI que não seja russa nem bielorrussa fora dos períodos de inscrição.

No que diz respeito às Federações Nacionais da Rússia e da Bielorrússia, e de acordo com as respostas dadas pelo COI esta manhã durante a reunião com os Presidentes das Federações Internacionais, não é necessário suspendê-las porque não estão implicadas na violação da Trégua Olímpica. Na mesma linha, em relação aos membros russos e bielorrussos dos órgãos e comissões da UCI, a UCI optou por agir de acordo com a posição do COI apresentada esta manhã, o que significa que eles podem continuar a servir enquanto não estiverem diretamente implicados na violação da Trégua Olímpica; com efeito, a prioridade das medidas hoje tomadas é garantir a integridade e a segurança das competições desportivas.

Como parte de suas decisões, o Comitê de Gestão da UCI também se posicionou sobre o patrocínio de marcas e empresas russas ou bielorrussas. Por considerar que isso prejudicaria a imagem da UCI e do ciclismo em geral, tal patrocínio não será autorizado. Portanto, as equipes e os organizadores de eventos foram solicitados a não conceder qualquer visibilidade aos patrocinadores russos ou bielorrussos em eventos do Calendário Internacional da UCI.

Por uma questão de clareza, todas as medidas se aplicam com efeito imediato à Rússia e à Bielorrússia e abrangem todas as categorias e disciplinas. Eles permanecerão em vigor até novo aviso. Nos próximos dias, a UCI publicará regras ad hoc fornecendo mais orientações sobre as medidas adotadas hoje pelo Comitê de Gestão da UCI. As diretivas também serão comunicadas aos organizadores do evento sobre a proibição de exibir referências à Rússia e à Bielorrússia.

A UCI especifica que, no caso de um Estado decretar medidas mais rigorosas em relação à participação de pilotos ou equipes russas ou bielorrussas em competições em seu território, essas medidas terão precedência sobre as decisões tomadas pela UCI.

A UCI congratula-se com a postura corajosa dos ciclistas e funcionários russos e bielorrussos em busca da paz. Apela à contenção de todos os lados do conflito, bem como à proteção dos civis, e espera que a paz seja rapidamente restaurada.

A posição da UCI pode evoluir à medida que a situação na Ucrânia se desenvolve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Jan Polanc vence Troféu Laigueglia com pódio inteiro da UAE

O esloveno Jan Polanc venceu o troféu Laigueglia na Itália após atacar a fuga no quilômetro final. Em uma chegada com pegadinha onde seus companheiros levaram os oponentes a errarem o momento de lançamento do sprint a UAE conquistou todo o pódio com Alessandro Covi em segundo e Juan Ayuso […]
Jan Polanc vence Torfeu Laigueglia | Captura RAI

Receba as novidades em seu e-mail