O míssil vai se aposentar mas segue vencendo! Mark Cavendish conquistou a vitória na última etapa do Giro d’Italia 2023 em Roma. O luxemburguês Alex Hirsch foi segundo e o italiano Filippo Fiorelli completou o pódio. Na classificação geral, festa do prosecco para Primoz Roglic, o campeão do Giro d’Italia 2023.
Giro d’Italia 2023 – Etapa 21 – Roma – 126km
Segunda cidade com mais etapas do Giro, atrás apenas de Milão, a capital italiana Roma recebeu o encerramento do Giro d’Italia 2023. A largada aconteceu no bairro EUR, construído para a Expo Roma em 1942 que foi cancelada devido a II Guerra Mundial. Agora a cidade planeja a Expo 2030 e com o Giro faz propaganda dessa exposição.
O trajeto constituiu um bate e volta em Lido di Ostia a praia mais próxima a Roma e depois em um circuito de 13,5km um total de seis voltas em torno do Coliseu para a esperada chegada em sprint. Os três escapados do dia nunca tiveram uma chance e ficaram sempre na mira do pelote.
No sprint, Mark Cavendish conquistou a 55ª vitória em etapas de grandes voltas em sua carreira, ficando apenas a duas de Mario Cipollini e oito de Eddy Merckx. Alex Kirsch da Trek foi segundo e Filippo Fiorelli terceiro pela Green Project.
Líderes do Giro 2023 após 21 etapas:
- Primoz Roglic – Jumbo Visma – Geral / Maglia Rosa
- Jonathan Milan – Bahrain Victorious – Pontos / Maglia Ciclamino
- Thibault Pinot – Montanha / Maglia Azurra
- João Almeida – UAE Team Emirates – Melhor Jovem / Maglia Bianca
Classificação do Giro d’Italia após 21 etapas:
Results powered by FirstCycling.com