Em nota oficial, a Confederação Brasileira de Ciclismo confirmou a equipe brasileira para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Foram convocados Henrique Avancini e Luiz Henrique Cocuzzi no MTB XCO Masculino e Jaqueline Mourão no MTB XCO Feminino.
Convocação técnica e esportiva
Os critérios de convocação haviam sido definidos pela CBC em 2018, levando em conta critérios técnicos e de desempenho:
– Melhores atletas ranqueados no Ranking Olímpico UCI ao final do período de classificação, levando em conta 10% de variação de pontos entre esses atletas. Existindo esta margem, será aplicado automaticamente a análise de pesos.
– Análise de pesos: Campeonatos Mundiais e Copas do Mundo receberão peso dois (2), enquanto todas as demais competições terão peso um (1).
O primeiro período de ranking classificatório UCI será peso um (1) e o segundo período de ranking classificatório UCI será peso dois (2).
– Não estar envolvido em processos disciplinares;
– Não estar envolvido em processos ou notificações de Doping;
– Estar de acordo com o Código de Ética da CBC;
– Estar em total condições físicas e técnicas. Em casos médicos, de saúde e/ou lesões, os mesmos devem ser passados por avaliação médica ou apresentar laudos médicos.
Henrique Avancini
Natural de Petrópolis no Rio de Janeiro, Avancini é o principal ciclista brasileiro tendo conquistado um título mundial na modalidade Maratona em 2018 e concluído o ano de 2020 como líder do ranking UCI no MTB olímpico, o XCO. Aos 32 anos Avancini compete pela equipe Cannondale. Medalha de prata no Pan Americano de Lima no Peru em 2019, Avancini chega a sua segunda olimpíada, no Rio de Janeiro o ciclista concluiu em 23º lugar.
Luiz Henrique Cocuzzi
Aos 27 anos, o paulistano Luiz Henrique Cocuzzi é um dos principais ciclistas brasileiros e compete pela equipe Soul. Cocuzzi foi sete vezes campeão brasileiro em diversas categorias e campeão Pan-Americano em 2018. Ricardo e Selma Cocuzzi, pais de Luiz mantem na zona sul de São Paulo o “Lar Nossa Senhora Aparecida“, entidade que mantem cerca de 400 crianças carentes e que dispõe de uma conceituada pista de MTB que inclusive foi sede do Campeonato Brasileiro de MTB XCO em 2018.
Jaqueline Mourão
Natural de Belo Horizonte, Minas Gerais, Jaqueline Mourão chega a sua sétima olimpíadas aos 45 anos, sendo a primeira e única brasileira a disputar tanto os jogos olímpicos de verão quanto os de inverno. Atualmente Jaqueline compete pela equipe Trek.