Ciclismo termina Jogos Sul-americanos com seis medalhas

Luiz Papillon

A delegação brasileira de ciclismo nos Jogos Sul-americanos de Assunção no Paraguai concluiu a participação com um total de medalhas, sendo duas de ouro, uma de prata e três de bronze.

Gustavo Balaloka | Foto Mirian Jeske
Gustavo Balaloka | Foto Mirian Jeske

O maior sucesso da delegação brasileira foi no MTB onde o Brasil conquistou quatro das seis medalhas disponíveis, além disso Gustavo Oliveira no BMX e a dupla Alice Melo e Welly Rodrigues na Pista conquistaram medalhas. Priscila Steveaux ficou muito próxima da medalha no BMX Racing.

Confira os medalhistas brasileiros no ciclismo:

  • Raíza Goulão – MTB XCO
  • Gustavo Xavier – MTB XCO
  • José Gabriel – MTB XCO
  • Gustavo “Balaloka” Oliveira – BMX Freestyle
  • Hercilia Najara – MTB XCO
  • Alice Melo e Wellyda Rodrigues – Madison (Pista)

Delegação Brasileira foi discreta na estrada e pista

Apesar do número parecer expressivo, misteriosamente o Brasil não levou a delegação masculina para a pista onde no Pan Americano de ciclismo Fabio Dalamaria foi medalha de ouro na corrida por pontos (que não fez parte do programa dos Jogos Sul-americanos) e João Vitor destaque na velocidade masculina.

Wellyda Rodrigues e Alice Melo | Foto Ana Polegatch
Wellyda Rodrigues e Alice Melo | Foto Ana Polegatch

Por uma coincidência de calendário, os Jogos Sul-americanos coincidiram com o Mundial de Pista disputado na França, mas a coincidência não foi motivo para desistência, mesmo tendo vagas o Brasil não enviou atletas para o Mundial. Na estrada países como Bolívia, Curaçao e Panamá enviaram seleções de três ciclistas para a disputa enquanto o Brasil enviou no masculino apenas o veterano Cristian Egídio disputou a prova terminando em um honroso quinto lugar.

Com um velódromo de primeiro mundo fazendo parte do Legado Olímpico e em ótimas condições, era de se esperar que a seleção brasileira utilizasse o local como centro de desenvolvimento permanente da modalidade. O ciclismo de pista sozinho distribui 36 medalhas nos Jogos Sulamericanos e um trabalho intensivo como o desenvolvido por décadas pelo Reino Unido ou mesmo aqui no Brasil na Ginástica Artística com seleções permanentes, poderia trazer resultados expressivos e ser uma importante ferramenta de desenvolvimento social.

Ciclismo distribui 66 medalhas em 11 disciplinas

Ao todo as competições de bicicleta distribuíram 66 medalhas em 11 disciplinas, em proporção a população brasileira representa 47% do continente e conquistou menos de 10% das medalhas possíveis. A delegação brasileira foi composta de:

BMX – Freestyle – Gustavo “Balaloka” Oliveira
BMX – Racing – Priscilla Stevaux, Bruno Cogo e Pedro Vinícios de Queiroz
MTB XCO – Raíza Goulão e Hercília Najara, Gustavo Xavier e José Gabriel
Estrada CRI – Ana Paula Polegatch, Tota Magalhães e Cristian Egídio.
Estrada Feminino – Taise Benato, Ana Paula Polegatch, Alice Melo, Wellyda Rodrigues e Tota Magalhães.
Estrada Masculino – Cristian Egídio
Pista Perseguição por equipes Feminina – Taise Benato, Ana Paula Polegatch, Alice Melo, Wellyda Rodrigues e Tota Magalhães.
Pista Omnium Feminina- Alice Melo e Wellyda Rodrigues
Pista Madison Feminina – Alice Melo e Wellyda Rodrigues

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Alpecin e Arkéa sobem para o WorldTour, Lotto e Israel na segunda divisão

Alpecin Deceuninck e Arkéa Samsic conquistaram a vaga no WorldTour entre 2023 e 2025 enquanto Lotto Soudal e Israel Premier Tech foram rebaixadas. Equipe de Peter Sagan, a Total Energies conquistou o convite para as grandes voltas em 2023. Rebaixamento e Acesso no Ciclismo World Tour O ciclismo profissional pode […]

Receba as novidades em seu e-mail