Tour de La Provence 2022

De quinta a domingo acontece o Tour de la Provence 2022, que terá prólogo e três etapas com destaque a uma escalada a Montagne du Lure. Participam estrelas o ciclismo como o equatoriano Richard Carapaz e o francês campeão do mundo de ciclismo em 2021, Julian Alaphilippe. A prova faz parte do pacote de transmissão da ESPN para a América Latina, embora ainda não esteja na programação, é possível que esteja disponível apenas no Star+.

Tour de la Provence 2022

O Tour de la Provence 2022 (em português a Volta da Provença) é a penas a sétima edição dessa prova mas carrega muita história. Em 2016 foi criada a competição como forma de dar o Tour du Vaucluse que foi disputado de 1923 a 1998 e o Tour du Sud-Est que foi disputado Entre 1919 e 1964, além de uma edição em 1983.

A prova acontece em etapas sempre na região do Bouches du Rhône (Bocas do Ródamo) e a Provance-Alpes-Côte d’Azur (Provença-Alpes-Costa Azul) no Sul da França. Inicialmente no calendário europeu (Classe 2.1), passou a prova ProSeries em 2020, quando foi vencida pelo colombiano Nairo Quintana.

Começando  em um prólogo de 7,1km em Berre-l’Étang e terminando na Montanha de Lure após 505.6km e 5991m de subida acumulada.

Prólogo – 10/02 – Berre l’Étang – 7.1km

A largada do Tour acontecerá em um cenário idílico na praia em Berre l’Étang com um prólogo. Uma rota de 7,1 km ao longo do Etang de Berre. Um percurso rápido e pouco técnico que deve permitir ao especialista de contrarrelógio expressar-se plenamente. 

Perfil da Etapa 1 - Tour de La Provence
Perfil do Prólogo – Tour de La Provence

Ainda que pela distância curta as vantagens obtidas no prólogo façam uma distancia pequena entre os líderes e sem impacto significativo na classificação geral, o prólogo permitirá ter uma primeira ideia dos mais fortes para o Tour de la Provence 2022.

Etapa 1- 11/02 – Istres a Les Saintes-Maries-de-la-mer – 160km

Primeira etapa em linha desta edição. Uma etapa de 160 km com apenas 400 m de ganho de elevação. Uma mesa de bilhar para velocistas; no entanto, as condições meteorológicas podem desempenhar um papel decisivo no resultado da etapa. Com um percurso muitas vezes exposto ao vento, as estradas são ideais para o lançamento de ataques.

Perfil da Etapa 1 - Tour de La Provence
Perfil da Etapa 1 – Tour de La Provence

Como é frequente nestas etapas, o comportamento das equipes especializadas nestes movimentos de corrida terá de ser observado. A etapa, portanto, promete ser nervosa e rápida e os candidatos à vitória final podem ficar presos e perder todas as esperanças de conquistar a classificação geral!

Etapa 2- 12/02 – Aries a Manosque – 183km

Um percurso sem grandes dificuldades até entrar no circuito final a 75 km da chegada. Duas subidas acumularão 2100m de altimetria: primeiro o col de la mort d’Imbert depois o col de l’Air dei masco, classificados na primeira categoria. Os candidatos à melhor  escalador terão de estar na linha da frente para somar pontos preciosos na procura desta camisa. Só então uma descida para Manosque, o que dará muitas chances a fuga e até mesmo uma perseguição e chegada em sprint.

Perfil da Etapa 2 - Tour de La Provence
Perfil da Etapa 2 – Tour de La Provence

Etapa 3- 13/02 – Manosque a Montagne de Lure – 169km

Etapa Rainha do Tour de La Provence 2022! Com 169km, 3251 m de ganho de elevação com a chegada ao cume. A subida do dia e provavelmente do Tour, a Montagne de Lure e seus 17km com uma inclinação média de 6% oferecerão um playground sublime para os candidatos à vitória final.

Perfil da Etapa 3 - Tour de La Provence
Perfil da Etapa 3 – Tour de La Provence

A aproximação à Montagne de Lure será montanhosa, com 3 passagens em Forcalquier, bem como duas passagens pela costa de Lardiers  6 km a 3,7% antes da subida final. É difícil ver como esta etapa pode escapar de um líder de equipe  para a classificação geral. No entanto, pode ser  que com este percurso acidentado os homens fortes não esperem que a última subida se revele. 

Equipes participantes

Com 17 equipes WorldTour (primeira divisão do ciclismo), 7 equipes ProTeam (segunda divisão) e 3 equipes continentais contará com ciclistas do quilate do campeão mundial Julian Alaphilippe, os colombianos Nairo Quintana, Ivan Ramiro Sosa, Richard Carapaz e  o italiano Giulio Ciccone.

Piet Mondrian e La Vie en Claire

A camisa de líder do Tour de la Provence trás consigo uma história de vitórias e inspiração. Famosa equipe de ciclismo dos anos 80, a La Vie en Claire imortalizou para os fãs do ciclismo a camisa com desenhos geométricos. Formada por Bernard Tapie como super equipe francesa com a participação de Bernard Hinault, a camisa acabou sendo um grande destaque no ciclismo daquele tempo.

A história completa da camisa da La Vie Claire você confere aqui no Pelote.

Camisa de líder do Tour de la Provance 2022 | Arte Divulgação
Camisa de líder do Tour de la Provance 2022 | Arte Divulgação

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Curso de mecânica de bicicleta com bolsa integral para pessoas de baixa renda

Parceria entre o projeto social da Escola Park Tool e a Pedale Seguro oferece bolsa para o curso, alimentação e transporte para pessoas através da venda de seguros  O ciclismo pode gerar impacto e inclusão social e contribuir com o desenvolvimento das pessoas ao mesmo tempo em que movimenta o […]
Projeto Social | Foto divulgação Parktool

Receba as novidades em seu e-mail