O britânico Mark Cavendish confirmou que 2023 será seu último ano como ciclista profissional.

“Eu tenho amado correr cada quilômetro dessa prova até agora, então sinto que é o momento perfeito de contar que esse é meu último Giro d’Italia e 2023 será minha última temporada como ciclista profissional.” disse Mark Cavendish
O anúncio ocorre logo após Mark ter completado no último domingo 38 anos de idade. Durante o dia de descanso do Giro d’Italia 2023 em Coccaglio. Ainda no programa de Cavendish está o Tour de France em sua 14ª aparição na prova em que venceu 34 etapas, igualando o recorde de Eddy Merckx.
“O ciclismo tem sido minha vida pelos últimos 25 anos, eu tenho vivido absolutamente em um sonho. A bicicleta tem me dado a oportunidade de ver o mundo e conhecer pessoas incríveis, muitas delas que eu tenho orgulho em chamar de amigos. Eu amo o esporte mais do que você pode imaginar e eu não consigo me ver muito longe disso, com certeza.”
Mark Cavendish ainda não sabe qual será sua última prova como profissional. Mark é ciclista profissional desde 2007, tendo estagiado na T-Mobile em 2006. Nesses 18 anos como profissional, conquistou 161 vitórias o colocando como terceiro maior vencedor de provas profissionais na história do ciclismo. Entre as principais vitórias está o campeonato mundial de 2011, a Milão Sanremo de 2009 e ter vencido etapas nas três grandes voltas.
Confira uma compilação com os melhores sprints de Mark Cavendish:
No velódromo Mark Cavendish também deixa sua marca!
Em 2016, Cavendish conquistou a medalha olímpica de prata no Omnium no velódromo do Rio e três medalhas de ouro em mundiais de pista, todas na disputa de Madison. Abaixo a exibição nos Seis dias de Londres: