No final dos anos 80 o brasileiro acordava toda manhã de domingo para ver Ayrton Senna sumir na frente da concorrência. Trinta anos depois e com apenas a força de suas pernas Mathieu Van der Poel segue vencendo sem dar chance aos rivais. Desta vez foi em Namur na Bélgica pela 5ª etapa da Copa do Mundo de ciclocross. Van der Poel chegou a 17ª vitória na temporada e elogiou a lama e os 10º de temperatura:
“É a temperatura ideal para atravessar a lama, é o que faço de melhor”
Assim que começou a primeira de nove voltas no circuito bastante técnico e enlameado pela chuva neste princípio de inverno no hemisfério norte, Mathieu não tomou conhecimento e lançou-se na liderança ultrapassando Toon Aerts como se o experiente belga fosse um iniciante, ao completar a primeira volta já estava 20 segundos a frente do belga. Toon Aerts ainda escorregou numa descida e caiu, quando levantou já tinha o tricampeão Wout Van Aert na sua roda. Wout aliás que mais uma vez teve dificuldade em se destacar do pelote e quando finalmente assumiu a segunda colocação já estava 40 segundos atrás de Van der Poel. Van der Poel seguiu acelerando e fazendo volta mais rápida atrás de volta mais rápida só controlando o ritmo quando a vantagem passou de um minuto. Ao final Van der Poel ficou 1m04 a frente de Van Aert e 1m50 a frente de Toon Aerts.
Copa do Mundo de Ciclocross – Elite Masculina – 5ª Etapa – Namur
1. Mathieu van der Poel (Corendon-Circus)
2. Wout van Aert (Cibel-Cebon) 1m04s
3. Toon Aerts (Telenet-Fidea) 1m50s
4. Joris Nieuwenhuis (Sunweb) 2m02s
5. Michael Vanthourenhout (Marlux-Bingoal) 2m21s
6. Corne van Kessel (Telenet-Fidea) 3m23s
7. Marcel Meisen (Corendon-Circus) 3m30s
8. Laurens Sweeck (Pauwels Sauzen-Vastgoedservice) 3m38s
9. Gianni Vermeersch (Steylaerts-777) 3m41s
10. Lars van der Haar (Telenet-Fidea) 3m50s
Lucinda Brand domina na elite feminina
No feminino não foi diferente, Lucinda Brand largou e manteve um ritmo com as líderes até que na terceira das cinco voltas aumentou o ritmo e se isolou na liderança. Atrás Marianne Vos e Annemarie Worst lutaram bastante pelo posicionamento enquanto Jolanda Neff em sua primeira prova de ciclocross na temporada fez uma corrida de recuperação e era visível seu diferencial nas descidas, a suíça conseguiu no final encostar no grupo de Marianne Vos mas a holandesa atacou novamente no final para ficar com o segundo lugar. Ao final o pódio foi holandês completado pela campeã europeia Annemraire Worst. Um final de semana de muita lama e chuva.
1. Lucinda Brand (Sunweb) 45m40s
2. Marianne Vos (WaowDeals) +27s
3. Annemarie Worst (Steylaerts-777) +32s
4. Nikki Brammeier +35s
5. Jolanda Neff +36s
6. Eva Lechner (Creafin-Tüv Süd) +54s
7. Denise Betsema (Marlux-Bingoal) +58s
8. Kaitlin Keough +1m15s
9. Ceylin del Carmen Alvarado (Corendon-Circus) +1m28s
10. Loes Sels (Pauwels Sauzen-Vastgoedservice) +1m31s