Vuelta começa nesta sexta em Utrecht nos Países Baixos

A cidade de Utreque nos Países Baixos abre a últimas das três grandes voltas do ciclismo mundial nesta sexta-feira. Ao todo serão 21 etapas sendo três nos Países Baixos totalizando 3.280,4km até a chegada em Madrid. Após desembarcar em solo espanhol, a Vuelta percorre a Costa Basca e Costa Verde antes de se deslocar para o sul e seguir a rota mediterrânea.

La Vuelta 2022 - Foto A.S.O.
La Vuelta 2022 – Foto A.S.O.

Organizada pela A.S.O. (mesma organizadora do Tour de France), a Vuelta é a mais nova das três grandes voltas com 77 edições. Com dois contrarrelógios individuais somando 54,2km e oito chegadas em subida a Vuelta 2022 tem componentes para tornar a edição bastante imprevisível. Os velocistas terão seis etapas planas para buscar a camisa verde de pontos, ao todo serão 41 subidas categorizadas, sendo uma delas a 2.512m de altitude em Sierra Nevada no Alto Hoya de la Mora.

Guia Vuelta 2022
Guia Vuelta 2022

184 ciclistas de 23 equipes disputam a Vuelta 2022

Vinte das esquipes que disputam a Vuelta já eram conhecidas ao final da temporada, por via de regra todas equipes WorldTour participam além das duas primeiras colocadas no ranking ProTeam, que em 2021 foram a Alpecin Deceuninck e a Arkéa Samsic. Além delas a organizadora teve três convites para distribuir e foram convidadas as eqiupes Burgos-BH, Kern Pharma e Euskaltel Euskadi.

A surpresa ficou na ausência em especial da equipe Caja Rural, que formou ciclistas como David de la Cruz, Pello Bilbao e Mikel Nieve. A Vuelta 2022 marca também o adeus de alguns ciclistas, em especial Alejandro Valverde. O espanhol de 42 anos de idade e ídolo da Movistar promete se aposentar ao final da temporada, “Bala” foi campeão da Vuelta em 2009. O mesmo acontece com Vincenzo Nibali, um dos sete ciclistas da história a vencer as três grandes voltas, o Tubarão de Messina venceu a Vuelta em 2010.

Camisas em Disputa na Vuelta 2022
Camisas em Disputa na Vuelta 2022

Desde que a A.S.O. assumiu a organização e comercialização da Vuelta, as camisas de líderes foram unificadas com o mesmo padrão do Tour de France, extinguindo-se a tradicional camisa de líder combinado que combinava a liderança por tempo, pontos e montanha. Para 2022 as camisas seguem os patrocínios de 2021:

  • Classificação geral – Vermelha / Roja – Menor tempo acumulado – Carrefour
  • Classificação por pontos – Verde  – Maior número de pontos acumulados – Skoda (fabricantes espanhol de veículos, do grupo VW/Audi).
  • Rei da Montanha – Branca com bolinhas azuis – Maior número de pontos em subidas – Loterias e Apostas do Estado.
  • Branca – Melhor Jovem nascido a partir de 01/01/1997 (25 anos), classificação pelo menor tempo. – Plenitude
  • Melhor equipe – Menor tempo entre os três melhores classificados da equipe – Correios
  • Ganhador de Etapa – Cofidis
  • Premio de Combatividade, ciclista escolhido com mais garra e luta de etapa – El Pozo (famoso presunto ibérico).

Confira os favoritos a Vuelta 2022 clicando aqui.

Os Favoritos a Vuelta 2022

Onde Assistir a Vuelta 2022

A ESPN transmitirá todas etapas ao vivo e em reprise tanto em seus canais como na plataforma Star+. A geração de imagens é da estatal espanhola RTVE (Rádio e TV Espanhola) que disponibiliza o streaming gratuitamente em seu site, porém restrito ao território Espanhol. Os assinantes do serviço de streaming GCN+ poderão assistir somente os melhores momentos de cada etapa.

Nesta sexta a transmissão do contrarrelógio por equipes começa às 13:25 na ESPN3 com reprise às 18:30 na ESPN e melhores momentos às 20:30 na ESPN3. Assinantes do Star+ tem reprise direto no aplicativo. A partir de sábado, as etapas serão transmitidas a partir das 09:30.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Os Favoritos a Vuelta 2022

Começamos a semana de largada da Vuelta com os favoritos a vitória na classificação geral. Em uma disputa de quatro camisas, a mais desejada é a camisa vermelha a “roja” de líder geral da Vuelta e que tem em Primoz Roglic seu atual tricampeão.   Confira aqui o guia de […]
Roglic Tricampeão da Vuelta | Foto A.S.O.

Receba as novidades em seu e-mail