As mulheres encaram a partir de domingo uma semana de disputas pela Espanha na La Vuelta Feminina 2024. Confira onde assistir, as favoritas e tudo sobre a participação brasileira.
Acabam as clássicas de primavera na Europa e as voltas de uma semana estão logo ai. A La Vuelta Feminina começa neste domingo em Valência com um contrarrelógio por equipes. O Pelote Ciclismo acompanha a disputa que será transmitida ao vivo para o Brasil pela ESPN e Star+(10h30 para as primeiras 5 etapas e 9h30 nas duas últimas etapas).
La Vuelta Feminina 2024
Disputada desde 2015 a La Vuelta Feminina começou como La Course, uma prova de um dia organizada pela A.S.O. (mesma organizadora do Tour de France). Em 2018 a prova passou a ter duas etapas, em 2021 quatro e chega a 8 etapas em 2024.
Annemiek van Vleuten venceu as últimas três edições, sendo a última a polêmica “parada do xixi” de Demi Vollering (a equipe Movistar atacou imediatamente, no que foi tido por algumas ciclistas como covardia).
Agora chegou a vez de Vollering reinar? A neerlandesa é favorita a vitória na classificação geral, porém ela vem de uma primavera abaixo do esperado. Vollering perdeu provas em que era favorita e passa pela expectativa de mudança de equipe, vive também as voltas com a carreira de modelo (que possivelmente se torne mais lucrativa que o ciclismo). As concorrentes a vitória geral são Kasia Nieuwiadoma pela Canyon Sram e Elen van Dijk pela Lidl Trek.
Oito etapas entre Valencia e Madrid: La Vuelta 2024
A disputa da La Vuelta começa com um contrarrelógio por equipes, onde SD Worx é favorita, mas a Trek e a Canyon Sram podem surpreender. A UCI determina que o tempo seja individual, ou seja a primeira colocada é a “3a roda”, as três primeiras formam o tempo da equipe, dai para trás cada ciclista da equipe tem seu tempo considerado individualmente. É exatamente onde ciclistas como a vencedora da Liege Bastogne Liege, Grace Brown (FDJ-Suez), podem fazer diferença. Ainda assim a expectativa é domínio entre SD Worx e Lidl Trek.
A segunda, terceira e quarta etapas são mais planas, onde a expectativa é a chegada em sprint para nomes como Charlotte Kool (DSM) Elisa Longo Borghini (Lidl-Trek) e Marianne Vos (Visma). Enquanto a disputa pela classificação geral deve pegar fogo na etapa 5 com chegada no Alto del Fuente Raptian. A etapa 6 tem a chegada a La Laguna Negra, uma subida de cat1 a 1715m de altitude.
No sábado uma etapa plana para as velocistas e no domingo a La Vuelta chega a 1860m de altitude em Valdesol na região de Madrid.
Campeã Brasileira, Tota Magalhães participa da La Vuelta 2024
A ciclista carioca Ana Vitória Magalhães, a Tota disputa pela terceira vez a La Vuelta. Sua primeira experiência na Europa foi em 2022 onde abandonou na quarta etapa. Ano passado, Tota disputou a temporada pela equipe Bizkaya Durango que fechou no final da temporada. Com ajuda de apoiadores pessoais, Tota disputa a temporada 2024 pela italiana BePink, onde conquistou um pódio no trofeo Ponente in Rosa na Itália.
2 thoughts on “La Vuelta Feminina 2024”