Alpecin e Arkéa sobem para o WorldTour, Lotto e Israel na segunda divisão

Luiz Papillon

Alpecin Deceuninck e Arkéa Samsic conquistaram a vaga no WorldTour entre 2023 e 2025 enquanto Lotto Soudal e Israel Premier Tech foram rebaixadas. Equipe de Peter Sagan, a Total Energies conquistou o convite para as grandes voltas em 2023.

Equipe Alpecin Fenix durante UAE Tour | Foto Divulgação
Equipe Alpecin Fenix durante UAE Tour | Foto Divulgação

Rebaixamento e Acesso no Ciclismo World Tour

O ciclismo profissional pode estar passando por uma revolução nos próximos anos, com adoção do sistema de rebaixamento e acesso ao WorldTour por pontuação, muitas equipes buscaram acesso a licença ProTeam (formalmente a segunda divisão do ciclismo). Se por um lado os dirigentes das equipes WorldTour reclamaram, por outro ouve uma corrida pelas licenças ProTeam. Ao todo 14 equipes solicitaram a licença ProTeam, embora quatro equipes ProTeam não tenham solicitado no primeiro prazo. A UCI divulgará em dezembro as equipes aprovadas para suas duas divisões principais.

Team Total Energies | Foto Divulgação
Team Total Energies | Foto Divulgação

Já para a divisão de elite, 21 equipes fizeram a inscrição, as 18 atuais, mais a neerlandesa Alpecin Deceuninck, a francesa Arkéa Samsic e a dinamarquesa Uno-x. O prazo corre até dezembro quando todas as equipes deverão além da burocracia padrão apresentar o número mínimo de atletas sob contrato, atender as regras de salário mínimo e apresentar garantias financeiras (basicamente um fiador) para efetivar a licença.

Promovidas a WorldTeam: Alpecin Deceuninck e Arkéa Samsic
Rebaixadas a ProTeam: Lotto Soudal e Israel PremierTech.
Wildcards: Lotto Soudal e Total terão convites para todas as provas WorldTour, Israel PremierTech terá convite para todas as provas WorldTour de um dia.

A última rebaixada, Israel PremierTech dependerá exclusivamente de convites dos organizadores para disputar voltas do primeiro nível.

Astana sob investigação poderia ficar de fora do WorldTour

Desde o início do ano a equipe Astana é foco de investigação na justiça de Luxemburgo, onde gastos exagerados da direção e rota do dinheiro enviado pelo governo do Cazaquistão (mantenedor da equipe) estão sob suspeita. A UCI pode até negar a licença para equipe em função da regra que remete a transparência e lisura esportiva, embora achemos que isso é pouco provável.

ProTeams – O primeiro passo profissional no ciclismo

As equipes ProTeams são o primeiro passo profissional no ciclismo, as equipes ProTeams são dividas por continente e correm as provas continentais e dependendo de sua classificação no ranking anual da UCI, recebem convites automáticos ou de organizadores para compor provas da ProSeries e WorldTour. Nos últimos anos a crise reduziu a quantidade de equipes ProTeams (antigas Profissionais Continentais), mas com a possibilidade de acesso ao WorldTour via ranking, mais equipes se candidataram ao nível profissional.As novidades são as equipes:

  • Bolton Equities Black Spoke
  • Corratec
  • Q36.5 Pro Team
  • Tudor

Chamam atenção a Tudor, equipe suíça gerenciada por Fabian Cancellara, a italiana Corratec que teve em 2022 sua primeira temporada como equipe continental e a Q36.5 que embora com licença italiana tem uma história africana. Desde o fim da Qhubeka no WorldTour devido ao calote sofrido pela equipe pelo patrocinador Nexthash. O diretor Doug Ryder usou a estrutura de sua equipe de desenvolvimento para manter alguns nomes como Nic Dlamini, agora com a fabricante italiana de vestuário Q36.5 a principal porta de acesso do ciclismo africano ao WorldTour volta a ficar aberta.

Nem tudo são flores

Já pelo lado negativo, a Gazpron RusVelo deve ser extinta uma vez que a UCI aplicou sérias restrições a equipes do eixo de apoio a invasão russa na Ucrânia.

Drone Hopper | Foto Drone Hopper
Drone Hopper | Foto Drone Hopper

A Drone Hopper Androni Giocattoli, tradicional equipe de Gianni Savio ainda não fez a inscrição para próxima temporada, o veterano dirigente que revelou Egan Bernal e Biniam Girmay ainda busca apoio financeiro.

O que é o WorldTour do Ciclismo

O WorldTour ou circuito mundial é o conjunto de principais provas consideradas a primeira divisão do ciclismo, as equipes nele presentes tem a obrigação de participação em todas essas provas. O circuito ProSeries é a segunda divisão do ciclismo onde as equipes WorldTeam tem participação garantida na maioria das provas e duas equipes da segunda divisão conseguem participação automática.

Com um funcionamento mais parecido com o tênis do que com o futebol ou formula 1, o circuito profissional de ciclismo permite que equipes da segunda e terceira divisão disputem diretamente com as equipes da elite. O próximo ciclo de acesso e descenso será entre 2023 e 2025, assim, caso as regras não sejam alteradas, os 10 ciclistas mais bem colocados de cada equipe somarão pontos para garantir vaga no WorldTour em 2026.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Por dentro da nova suspensão traseira para gravel!

Hoje saíram imagens e alguns reviews da nova Diverge STR e o novo sistema de suspensão future shock traseiro chamou atenção do mundo da bicicleta. Novo sistema de suspensão traseira Future Shock Tecnicamente esse sistema funciona com dois canotes, onde um canote intermediário (chamado de canote do quadro) é conectado […]
Detalhe do Canote Diverge STR

Receba as novidades em seu e-mail