Durante os últimos anos nas grandes voltas se tinha fuga, um nome era certo nela: Thomas De Gendt, o belga de 35 anos voltou a vencer no Giro d’Italia após 10 anos e claro, em uma fuga. O italiano Davide Gabburo foi segundo pela Bardiani e Jorge Arcas o terceiro pela Movistar.
Giro d’Italia 2022 – Etapa 8 – Nápoles – 153km
Nápoles, terra da pizza que foi criada no século XIX em homenagem a rainha Margherita, e de onde originou um dos sabores mais clássicos da massa. Recebeu hoje a etapa 8 do Giro com 153km. A prova percorreu 51km até entrar num circuito com o Monte di Procida em uma volta de 19km, para depois retornar a Nápoles para a chegada.
Com 167 ciclistas largando, a disputa pela fuga começou desde a bandeirada. Logo um grupo grande com 21 ciclistas se estabeleceu e entre eles estavam Mathieu van der Poel, Biniam Girmay e Thomas De Gendt. Van der Poel mostrou que estava disposto a lutar pela vitória tentando escapar na subida do Lago Lucrino e foi perseguido pelos companheiros de fuga. Na última passagem pelo Monte di Procida, quatro dos ciclistas da fuga se destacaram:
- Thomas De Gendt (Lotto)
- Harm Vanhoucke (Lotto)
- Jorge Arcas (Movistar)
- Davide Gabburo (Bardiani)
Atrás Binian não colaborava com Van der Poel na perseguição, o que irritou o neerlandês e essa politicagem deu a vantagem que o quarteto líder precisava. Ao final De Gendt usou sua experiência para dar a pancada do sprint um pouco antes e vencer pela primeira vez na temporada. A única mudança na classificação geral foi a subida do francês Guillaume Martin que agora é o quarto colocado pela Cofidis. Os líderes do Giro d’Italia 2022 são:
- Geral: Juan Pedro López (Trek Segafredo)
- Pontos: Arnaud Démare (Groupama FDJ)
- Montanha: Kouen Bouwman (Jumbo Visma)
- Jovem: Juan Pedro López (Trek Segafredo)
- Equipe: Intermarché
Classificação do Giro d’Italia 2022: