O alemão Pascal Ackermann da equipe Bora Hansgrohe venceu na abertura do UAE TOUR. Em segundo ficou o australiano Caleb Ewan pela equipe Lotto Soudal e em terceiro o francês Rudy Barbier da equipe Israel SN.
UAE TOUR 2020
Segunda volta de uma semana do circuito mundial da temporada a Volta aos Emirados Árabes Unidos ou UAE Tour começou neste domingo 23/02. A prova é a fusão de duas voltas curtas que aconteceram até ano passado a Volta a Dubai e a Volta a Abu Dhabi. As 20 equipes disputarão provas nos sete emirados que compõem os Emirados Árabes Unidos. Com inscritos de primeira linha, a volta antecede o início das clássicas de primavera no hemisfério norte.
Entre os inscritos estão estrelas como Alessandro Valverde e a volta de Chris Froome as competições depois de um terrível acidente ano passado. Na turma dos sprinters Pascal Ackermann, Fernando Gaviria, Sam Bennett e Caleb Ewan. A prova terá transmissão para o Brasil pela ESPN em sua plataforma de stream WatchESPN a partir das 8h de domingo.
Etapa 1 – The Pointe a Dubai silicon Oasis – 148km
Etapa plana no deserto as chances para fuga seriam poucas. A fuga do dia teve quatro ciclistas de duas equipes:
- Nikolay Cherkasov – Gazprom Rusvelo
- Cristian Scaroni – Gazprom Rusvelo
- Leonardo Tortomasi – Vini Zabu
- Veljko Stojnic – Vini Zabu
O quarteto conseguiu uma vantagem máxima de três minutos, mas o pelote os manteve sob tutela. A 20km do final a vantagem da fuga despencou enquanto no pelote via-se Alejandro Valverde conversando rindo com os colegas. Na marca de 15km para o final a fuga foi alcançada. Dai em diante foi uma luta dura por posicionamento para o sprint. A única dificuldade para o sprint era uma rotatória a 4km do fim.
No sprint a performance da Bora com Pascal Ackermann foi soberba. Durante a disputa ficaram para trás nomes favoritos como Fernando Gaviria e Sam Bennett. Ao final, o alemão Pascal Ackermann da bora saltou da roda de Fernando Gaviria para ultrapassar os oponentes e vencer com autoridade a etapa. Em segundo ficou Caleb Ewan seguido de Rudy Barbier.
Na classificação geral, Ackermann lidera por 4 segundos sobre Ewan. Vemos também a presença dos membros da fuga que capitalizaram bônus de tempo, Veljko Stojnic, Leonardo Tomasini e Nikolai Cherkasov.