O norte americano Sep Kuss da equipe Jumbo Visma venceu no Santuário de Acebo pela 15ª etapa da Vuelta 2019. Na fuga durante toda etapa, Kuss de 24 anos atacou a pouco menos de 7km do final. Escapado Kuss teve tempo de cumprimentar os fãs antes de vencer com 39 segundos de vantagem. Em segundo ficou o português Rubem Guerreiro da Katusha e em terceiro Tao Geoghegan Hart da Ineos. Todos remanescentes da fuga.
Entre os favoritos quem atacou foi Alejandro Valverde pela Movistar. O espanhol campeão mundial atacou no mesmo ponto onde Kuss acelerou pouco antes. O único que conseguiu acompanhar o veterano foi Primoz Roglic o atual líder da Vuelta. A dupla escalou lado a lado até encontrar Marc Soler que esperou seu capitão, algumas aceleradas e ainda assim Roglic conseguiu se manter na roda de Valverde. No final Roglic passou a meta em oitavo seguido de Valverde. Ambos impuseram pesadas perdas aos demais favoritos.
Vuelta 2019 – Etapa 15 – Tineo ao Santuario del Acebo – 154.4km
A Vuelta largou hoje de Tineo, o segundo maior distrito do Principado das Astúrias. Com histórico de mineração o município tem um museu dedicado ao minério: Museo del Oro de Navelgas, que mostra como a indústria se desenvolveu da época do Império Romano até os dias atuais. A chegada foi no Santuário de Nossa Sehora de Acebo onde no dia de hoje no ano de 1575 uma menina foi curada no local onde é o santuário sendo o primeiro milagre reconhecido no local.
A etapa contou com quatro subidas categorizadas, sendo duas ao Puerto del Acebo, uma passagem no início de prova e o final. Assim que aprova começou, muitos ataques para formar a fuga do dia. A fuga cruzou a meta com 1:24 para o pelote. A fuga do dia teve dezessete ciclistas com destaque para Marc Soler, Sepp Kuss, Ruben Guerreiro e Dani Navarro.
Atrás uma luta grande a todo momento entre Movistar e Jumbo para tentar eliminar adversários. Tony Martin fez um trabalho fundamental mantendo o controle do pelote por quase toda a prova. Na ponta da prova escaparam da fuga Ben O’Connor, Samitier e Dani Navarro. O trio conseguiu abrir um minuto dos remanescentes da fuga. Mas ai veio o ataque monstruoso de Sepp Kuss. Kuss atacou a 7km do final para passar “de passagem” pelo trio e conquistar sua primeira vitória no circuito mundial.
Atrás os ataques começaram no mesmo ponto que Kuss atacara alguns minutos antes. E foi Alejandro Valverde quem começou a quebrar o pelote de favoritos. Quintana, Lopez e Pogacar não conseguiram seguir o veterano e apenas Primoz Roglic seguiu na roda do campeão mundial. Ao final Roglic cruzou em oitavo seguido por Valverde impondo pesadas perdas aos demais Top10.
Classificação da Etapa 15 – Vuelta 2019
- Sepp Kuss (EUA) Team Jumbo-Visma 4:19:04
- Ruben Guerreiro (Portugal) Katusha-Alpecin 0:00:39
- Tao Geoghegan Hart (Reino Unido) Team Ineos 0:00:40
- Oscar Rodriguez Garaicoechea (Espanha) Euskadi Basque Country-Murias 0:00:53
- Mark Padun (Ucrânia) Bahrain-Merida 0:01:49
- Ben O’Connor (Áustrália) Dimension Data 0:02:05
- Lawson Craddock (EUA) EF Education First 0:02:11
- Primoz Roglic (Eslovênia) Team Jumbo-Visma 0:02:14
- Alejandro Valverde (Espanha) Movistar Team
- Sander Armee (Bélgica) Lotto Soudal 0:02:48
Classificação Geral – Vuelta 2019
- Primoz Roglic (Eslovênia) Team Jumbo-Visma 58:10:32
- Alejandro Valverde (Spa) Movistar Team 0:02:25
- Tadej Pogacar (Eslovênia) UAE Team Emirates 0:03:42
- Miguel Angel Lopez (Colômbia) Astana Pro Team 0:03:59
- Nairo Quintana (Colômbia) Movistar Team 0:05:09
- Rafal Majka (Polônia) Bora-Hansgrohe 0:07:14
- Nicolas Edet (França) Cofidis, Solutions Credits 0:09:08
- Wilco Kelderman (Holanda) Team Sunweb 0:09:15
- Carl Fredrik Hagen (Noruega) Lotto Soudal 0:09:44
- Hermann Pernsteiner (Áustria) Bahrain-Merida 0:11:39