Com vitória do holandês Fabio Jakobsen da Deceuninck Quick Step chega ao fim a Vuelta 2019. A etapa de 106,6km totalmente plana terminou no esperado sprint massivo em Madri. Sam Bennett da Bora foi o segundo colocado seguido do polonês Szymon Sajnok da CCC.
Sem disputa na classificação geral ou de montanha os campeões já estavam definidos antes mesmo da largada. Primoz Roglic o grande vencedor subiu ao pódio com Alejandro Valverde em segundo e seu compatriota Tadej Pogacar em terceiro.
Na classificação por pontos, Roglic também foi o vencedor com 19 pontos de vantagem sobre Pogacar. Geoffrey Bouchard da Ag2r sagrou-se rei da montanha enquanto Pogacar venceu entre os jovens até 25 anos.
Tadej Pogacar – Melhor Jovem até 25 anos
Primeira temporada como profissional, primeira grande volta e uma performance soberba. Tadej Pogacar de 20 anos de idade nascido em Komenda na Eslovênia é um fenômeno. O primeiro ciclista com menos de 21 anos a vencer três etapas de uma grande volta desde Giuseppe Saronni no Giro de 1978. Pogacar venceu em Cortals d’Encamp (Andorra), Los Machucos e na Plataforma de Gredos, três etapas duríssimas. O resultado credencia o jovem a voos mais altos. E devemos lembrar que sua equipe saiu 1:07 atrás no prólogo após uma queda.
Geoffrey Bouchard – Rei da Montanha
Aos 27 anos Geoffrey Bouchard chega a sua principal conquista no ciclismo, o rei da montanha de uma grande volta. Você pode pensar que a vida de um ciclista nascido na França é mais fácil certo? Pois dois anos atrás aos 25 anos Bouchard fazia a dificil escolha em abandonar o emprego meio período de assistente de vendas em uma loja da Decathlon para dedicar-se totalmente ao ciclismo.A virada começou um pouco antes quando correu pela CR4C Roanne uma equipe da categoria clube no ciclismo francês. Com bons resultados tornou-se campeão amador francês e veio o convite para estagiar na Ag2r. Seis meses depois seria efetivado e agora leva para casa o prêmio de Rei da Montanha da Vuelta.
Primoz Roglic – Campeão da Vuelta 2019
Esquiador campeão mundial júnior de 2007, Primoz Roglic migrou para o ciclismo em 2012. Uma queda dura o impediria de atingir o mais alto nível no esqui. E o ciclismo ganhou um campeão! Correndo pela equipe eslovena Adria Mobil por três temporadas, Roglic fechou contrato com a Jumbo para o ano de 2016. Roglic vem desde então empilhando troféus. Venceu duas vezes o Tour da Eslovênia, a Volta ao Algarve, etapas no Tour de France e no Giro d’Italia. E neste ano Roglic subiu de nível vencendo a Volta dos Emirados Árabes, a Tirreno Adriático, o bicampeonato no Tour da Romandia e finalmente a Vuelta.
Classificação da Etapa 21 – Vuelta 2019
- Fabio Jakobsen (Holanda) Deceuninck Quick Step 2:48:20
- Sam Bennett (Irlanda) Bora- Hansgrohe
- Szymon Sajnok (Polônia) CCC Team
- Jon Aberasturi Izaga (Espanha) Caja Rural-Seguros
- Edvald Boasson Hagen (Noruega) Dimension Data
- Edward Theuns (Bélgica) Trek Segafredo
- Tosh Van der Sande (Bélgica) Lotto Soudal
- Clement Venturini (França) Ag2r
- Marc Sarreau (França) Groupama FDJ
- Dion Smith (Nova Zelândia) Mitchelton Scott
Classificação Geral da Vuelta 2019
- Primoz Roglic (Eslovênia) Team Jumbo-Visma 80:18:54
- Alejandro Valverde (Espanha) Movistar Team 0:02:33
- Tadej Pogacar (Eslovênia) UAE Team Emirates 0:02:55
- Nairo Quintana (Colômbia) Movistar Team 0:03:46
- Miguel Angel Lopez (Colômbia) Astana Pro Team 0:04:48
- Rafal Majka (Polônia) Bora-Hansgrohe 0:07:33
- Wilco Kelderman (Holanda) Team Sunweb 0:10:04
- Carl Fredrik Hagen (Noruega) Lotto Soudal 0:12:54
- Marc Soler (Espanha) Movistar Team 0:22:10
- Mikel Nieve (Espanha) Mitchelton Scott 0:22:14