Com ataque a 50km do final Peter Sagan coloca ainda mais seu nome na história do ciclismo ao vencer a Paris Roubaix. Sagan juntou-se a fuga e seguiu com o suíço Silvan Dillier que esteve na fuga por 230km para vencer no velódromo antigo de Roubaix. Desde 1981 o campeão mundial não vencia a prova, o último foi Bernard Hinault.
PETER SAGAN WINS PARIS-ROUBAIX 2018! 🌈🏆#ParisRoubaix pic.twitter.com/HtSr4FyrUw
— Paris-Roubaix (@Paris_Roubaix) 8 de abril de 2018
Sagan tem agora entre seus principais títulos:
- Três campeonatos mundiais (2015, 2016 e 2017)
- Uma Paris Roubaix (2018)
- Volta a Flandres (2016)
- Três Gent Wevelgen (2013, 2016 e 2018)
- Oito etapas no Tour de France
- Camisa verde (pontos) do Tour de France por 5x.
Com tempo bom a Paris Roubaix começou com uma fuga de seis ciclistas, com vento favorável os primeiros quilômetros foram muito rápidos. Na ponta Bystrom – UAE, Dillier – Ag2r, Soler – Movistar, Robeet – WB Aqua, Duquennoy -WB Aqua e Wallays -Lotto ficaram mais de 200km na ponta. Com 160km para o final aconteceu uma grande queda, ao menos doze ficaram no solo, Magnus Cort Nielsen da Astana foi forçado à abandonar devido aos ferimentos. Além da dificuldade da queda ocorreu a quebra do pelote com alguns favoritos ficando para trás como Kittel e Avermaet. A BMC teve que trabalhar duro para reconectar Avermaet.
A parte trágica da prova veio com a queda de Michael Gooelarts, belga da Vérandas Willems que caiu na segunda zona de paralelepípedos e ficou gravemente ferido. As 13:45 na França sofreu parada cardiaca e necessitou ser reanimado na pista. Posteriormente foi removido de helicóptero para o hospital de Lile onde sua condição foi classificada como grave.
Il ciclista belga Michael #Goolaerts rianimato in pista alla Paris-Roubaix pic.twitter.com/ccnn1wmQI7
— Leggo (@leggoit) 8 de abril de 2018
Com 100km para o final nova queda, desta vez com Trentin da Quick Step e Langeveld da EF First, na ponta, sem aparecer na TV veio a notícia de que Geraint Thomas da Sky abandonou devido a uma queda. Um ataque de Stybar para conectar a fuga funcionou, primeiro o checo alcançou Marc Soler e num longo trecho de paralelos além de deixar o espanhol para trás conseguiu conectar a fuga.
Veio o movimento chave da prova com o ataque de Peter Sagan da Bora:
#ParisRoubaix – Move of the day? We’ll know within half an hour. pic.twitter.com/mwZsHw4txZ
— La Flamme Rouge (@laflammerouge16) 8 de abril de 2018
Atrás 1’20” o grupo com favoritos pouco revezava a ponta com a Bora tendo de fazer o trabalho, Sagan então aproveitou um trecho estreito para atacar faltando 57km para o final deixando Marcus Burghardt travando a ponta do pelote para evitar um contra ataque. A corrida então ficou mais aberta, veio uma queda com Tony Martin e Kristoff. Restavam 50km para o final, Sagan conectou a ponta com Jelle Wallays da Lotto e Silvan Dillier da Ag2r, um grupo com Terpstra e Avermaet estava 30″ atrás e o grupo com Gilber 1’20”.
Com 30km para o final a prova estava com um formato definido, ou a fuga com Sagan ganharia a prova ou o grupo com Avermaet precisaria trabalhar muito. A diferença para o grupo de Avermaet subia, Wallays sobrou e com 22km para o final a diferença estava em 1’17”, a prova ficava cada vez mais com jeito de vitória de Sagan. Peter Sagan ainda teve de apertar a mesa de sua bicicleta enquanto pedalava.O grupo perseguidor se reduziu a Avermaet, Sep Vanmarcke, Gilbert e Stuyven e não conseguiu reduzir a diferença significavelmente. Assim com 5km para o final Sagan e Dillier entraram no último trecho de paralelepípedos com 50 segundos de vantagem para fuga. A vitória seria decidida no velódromo.
Restavam uma volta e meia para o final no antigo velódromo de Roubaix e Sagan foi o primeiro à arrancar e bateu o campeão suíço Silvan Dillier. Terpstra foi o terceiro colocado com Avermaet em quarto.
Os dez primeiros colocados da prova foram:
Só faltou tour de Flanders 2016 entre os principais títulos
Obrigado Allan, atualizei o texto!