Vitória do País Basco no Giro 2017 veio da Movistar! Gorka Izaguirre de 29 anos partiu num seleto grupo de contra ataque na primeira montanha do dia, alcançou a fuga e depois partiu em nova fuga para vencer em Peschici sua primeira etapa Grand Tour.
A etapa de hoje do Giro partiu de Molfetta um paraíso na “canela” da bota, banhada pelo Mar Adriático, uma cidade da antiguidade com traços de colonização humana desde o período neolítico, que preserva não só sua arquitetura como um dialeto próprio, por 189km a caravana seguiu para Peschici que pela quarta vez recebeu o Giro, no trajeto duas montanhas categorizadas o Monte Sant’Angelo uma longa subida de segunda categoria e a Coppa Santa Tecla de quarta categoria, porém próximo ao final uma subida não categorizada a Coppa del Fornaro poderia ser o local de ataque para decidir a etapa.
Entre os favoritos a expectativa geral era de preservação para a duríssima etapa de domingo com término no Blochhaus. Bandeira acionada e a etapa começou, uma fuga com 13 pilotos entre eles Laurent Didier da Trek e Ijo Keisse da Quick Step, entre eles e o pelote um trio com Postlberger, Luis Leon Sanchez e Muhlberger tentava fechar a distância e juntar-se a fuga. Com o melhor colocado na fuga 10min atrás na classificação geral, o destaque ficou para as equipes continentais trabalhando ou aparecendo mais na cabeça do pelote com a Gazprom e Wilier em destaque, um contra ataque partiu na subida da primeira meta de montanha e passou pela fuga incorporando nomes como Sanchez e Posty a Gorka Izaguirre, Valério Conti e outros, faltavam menos de 70km para o final e a vantagem estava na casa dos três minutos e aumentando.
Na aproximação da segunda montanha, a Coppa del Formaro o pelote começou a trabalhar com a Quick Step dividindo responsabilidade com a Katusha, baixando a vantagem que passava dos quatro minutos para casa de dois minutos após a descida, restavam 36km para o final.
E veio o ataque, Valerio Conti atacou levando consigo Sanchez, Izaguirre, Muhlberger e Visconti, passaram a trabalhar juntos e rapidamente colocaram 30 segundos de vantagem sobre a fuga inicial e 2’30” sobre o pelote, apenas 18km para o final e uma certeza: Hoje era dia da fuga! Na Coppa del Fornaro 6,2km para o final uma rampa de 400m e 12% de inclinação foi onde Giovani Visconti atacou levando consigo Izaguirre e forçando Conti a responder, uma pequena brecha se abriu e com muita vontade Conti caiu, Sanchez perseguia a dupla enquanto Izaguirrre contornou cuidadosamente a última curva para então vencer em Peschici sua primeira etapa de Grand Tour.
Os dez melhores colocados da etapa foram:
1 Gorka Izagirre (Spa) Movistar Team 4:24:59
2 Giovanni Visconti (Ita) Bahrain-Merida 0:00:05
3 Luis León Sanchez (Spa) Astana Pro Team 0:00:10
4 Enrico Battaglin (Ita) Team LottoNl-Jumbo 0:00:12
5 Michael Woods (Can) Cannondale-Drapac
6 Thibaut Pinot (Fra) FDJ
7 Vincenzo Nibali (Ita) Bahrain-Merida
8 Adam Yates (GBr) Orica-Scott
9 Steven Kruijswijk (Ned) Team LottoNl-Jumbo
10 Bob Jungels (Lux) Quick-Step Floors
Os dez primeiros classificados na geral continuaram os mesmos:
1 Bob Jungels (Lux) Quick-Step Floors 38:21:18
2 Geraint Thomas (GBr) Team Sky 0:00:06
3 Adam Yates (GBr) Orica-Scott 0:00:10
4 Vincenzo Nibali (Ita) Bahrain-Merida
5 Domenico Pozzovivo (Ita) AG2R La Mondiale
6 Tom Dumoulin (Ned) Team Sunweb
7 Nairo Quintana (Col) Movistar Team
8 Bauke Mollema (Ned) Trek-Segafredo
9 Andrey Amador (CRc) Movistar Team
10 Thibaut Pinot (Fra) FDJ