O canote retrátil foi uma das armas de Mohoric para vencer a Milão San Remo!

Mateh Mohoric venceu ontem a monumento do ciclismo Milão San Remo. Ótimo escalador e exímio em descidas, o esloveno de 27 anos inovou ao utilizar sem dar muito alarde um canote retrátil em sua bicicleta de estrada.

“Fiquei impressionado com o controle que tive sobre a bicicleta, o quanto me senti mais seguro e mais fácil corrigir meus erros apenas apertando um botão” disse um feliz Mohoric na coletiva de imprensa.

Matej Mohoric com o canote retrátil no detalhe | Arte Velon CC
Matej Mohoric com o canote retrátil no detalhe | Arte Velon CC

A descida insana começa com Mohoric acionando o botão do canote retrátil. A posição mais baixa e aerodinâmica permite a ele em alta velocidade ganhar segundos valiosos na luta pela liderança. Mohoric quase caiu duas vezes durante a descida:

A inovação da utilização de um equipamento absolutamente comum nas provas de MTB mostra o quão fascinante é o mundo da bicicleta. Na Copa CIMTB de Mountain Bike, se olharmos dez bicicletas da elite, veremos dez bicicletas com canote retrátil. Mas na estrada por quê não vemos? Usualmente a resposta é o peso extra de cerca de 200g, mas em tempos onde a bicicleta de estrada precisa de contrapesos para atingir o limite mínimo exigido pela UCI, isso não é mais um problema.

Assim Mohoric usou um canote com 6cm de desnível. Durante a longa Milão San Remo, Matej aproveitou para se exibir aos colegas, uma prova tão longa permite uma boa interação entre os ciclistas:

“Eu brinquei com o pelote, cantava a música do James Bond e mostrava meu canote retrátil. Eles disseram “Matej o que você está fazendo?” E eu contei a eles que testei e que faz grande diferença. Se você tentar me seguir no Poggio, será por sua conta e risco.”

O modelo do canote utilizado é fabricado pela Fox, o Transfer SL. Com peso entre 342g-359g na versão utilizada por Matej

 

Matej Mohoric, um mestre em descidas!

Mohoric sempre abusou nas descidas, muitas vezes com sucesso como quando “surgiu” para o ciclismo no campeonato mundial sub23 de Firenze em 2013. Durante a descida, Mohoric usou uma técnica diferente para levar vantagem, a posição “super tuck”:

Essa posição passou as ser copiada por diversos ciclistas em descidas técnicas, entre eles Chris Froome durante algumas de suas vitórias no Tour de France.  O uso passou a ser tão difundido que os homens de paletó na UCI pensaram que isso era um mau exemplo para o público que inevitavelmente iria copiar. E no ano passado veio a proibição da posição.

Matej Mohoric não deixou de correr riscos em suas descidas, na maior parte das vezes com uma técnica refinada se deu bem, mas em algumas vezes produziu momentos de tensão como a queda no Giro d’Italia:

UCI faz alerta quando ao uso do Canote Retrátil

Nesta manhã, logo após a vitória de Mohoric, a UCI reforçou através da assessoria de imprensa que o uso do canote retrátil em bicicletas foi aprovado em 2014. E seu uso é limitado ao mínimo de 5cm de desnível e que a bicicleta precisa passar no “gabarito” UCI tanto na altura mais alta (canote estendido) como na mais baixa (canote abaixado).

Acionador para o canote retrátil | Foto PNW Rainer
Acionador para o canote retrátil | Foto PNW Rainer

Vincenzo Nibali já utilizou o canote retrátil em 2014

Durante o Tour de France de 2014, o italiano Vincenzo Nibali chegou a testar o canote retrátil. O equipamento estava instalado em uma de suas bicicletas reservas, mas acabou não sendo utilizado em prova. O motivo era a dificuldade do ajusta à época. Era necessário girar a trava no próprio canote o que é muito difícil de fazer prestes a descer a 100km/h.

Canote Retrátil durante o Tour de France 2014 | Foto Robin Wilmott Future Publishing
Canote Retrátil durante o Tour de France 2014 | Foto Robin Wilmott Future Publishing

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

UCI emite comunicado sobre uso do canote retrátil em bicicletas de estrada

Não demorou nada para precisar de um comunicado oficial da UCI sobre o uso do canote retrátil por Matej Mohoric ontem em sua vitória na Milão San Remo . Felizmente não é para proibir e apenas para lembrar o uso aprovado bem como as regras envolvidas: A Comissão de Equipamentos […]

Receba as novidades em seu e-mail