Nikias Arndt vence na Vuelta e Nicolas Edet assume a liderança da Vuelta 2019

Luiz Papillon

O alemão Nikias Arndt da Sunweb venceu em Igualada. Arndt estava na fuga do dia e bateu Alexander Aranburu da Caja Rural e Tosh van der Sande da Lotto Soudal em meio a muita chuva na Catalunha. Na classificação geral o francês Nicolas Edet assumiu a liderança pela Cofidis com 2’21” de vantagem para o belga Dylan Teuns da equipe Bahrain Merida.

“É fantástico.Eu queria sair na fuga, estar e me manter na fuga. Eu consegui vencer e tive um grande suporte da minha equipe. Esse é um dos melhores dias da minha carreira. Foi uma situação tensa ver Tusvald cair, mas eu mantive o foco em ficar junto com a fuga, sabia que tinha boas chances no sprint. Eu venci uma etapa em cada grande volta e até o momento é um dos melhores dias da minha carreira.” Nikias Arndt vencedor da etapa 8 da Vulta 2019.

Vuelta 2019 – Etapa 8 – Valls a Igualada – 166,9km

A Vuelta 2019 entrou pela comunidade autônoma da Catalunha na Espanha. Com largada em Valls uma cidade que teve uma atividade reconhecida como patrimônio cultural: as torres humanas. A chegada em Igualada uma cidade com economia ligada a agricultura e vinicultura. A grande estrela da etapa foi a montanha se segunda categoria a subida ao monastério de Montserrat.

Monastério de Montserrat, Espanha – Foto: Guia turístico de Barcelona.

Assim que a 8ª etapa da Vuelta 2019 começou, um grupo de 22 ciclistas atacaram para formar a fuga do dia. O grupo conseguiu uma vantagem acima de 5′ e a decisão da etapa ficou reservada para a subida para Montserrat com 7.4km e 6.6% de inclinação. Assim que a fuga atingiu os patamares iniciais começaram os ataques. O primeiro a se destacar foi Peter Stetina da Trek, o ciclista que fez um ótimo Tour de Utah. Fernando Barceló da Euskadi Murias também atacou e ficou a frente da fuga até que conseguiu alcançar Stetina. O pelote vinha com seis minutos de atraso. Da fuga Jesus Herrada e Dylan Teuns atacaram da perseguição e Herrada conseguiu juntar-se a Stetina e Barceló.

Chuva torrencial em Montserrat

Após cruzarem a meta de montanha, começaram a descida e com ela outra prova. Uma chuva forte mudou a prova, o pelote enquanto escalava Montserrat pegou uma chuva intensa. Na ponta Ruben Guerrero, Martin Tusveld e Barceló se isolaram na frente. Atrás dos líderes uma perseguição tentava alcançar os líderes.

Ao final o chão escorregadio fez suas vítimas e a moto da imprensa que fazia as imagens da prova caiu na marca de 3km para o final.

E começaram os ataques, Stybar, Aranburu… Mas ao final o grupo com cerca de 15 ciclistas foi para o sprint selecionado e quem venceu foi Nikias Arndt da Sunweb. Em segundo ficou Alexander Aranburu da Caja Rural, um ciclista disputado a tapa pelas grandes equipes para 2020. Na terceira colocação ficou Tosh van der Sande da Lotto Soudal. Vale destacar que Arndt “sprintou sentado”, ou seja ele se manteve no grupo e salvou o máximo de energia para conseguir vencer a etapa.

Na luta pela classificação geral a chuva acabou segurando o pelote e assim Nicolas Edet da Cofidis vestiu a camisa de líder ao final da etapa. Aos 31 anos de idade Nicolas Edet pela primeira vez vestiu uma camisa de líder de grande volta, muito emocionado Edet beijava a camisa vermelha e repetia “Isso é enorme”

“Eu fui o rei da montanha na Vuelta 2013. Não foi uma vitória mas foi enorme estar no pódio em Madrid. Agora conquistar a camisa vermelha na Vuelta é algo super, e algo que pode acontecer apenas uma vez na minha carreira. Eu tenho que me agarrar a oportunidade quando ela aparece. Eu estou muito feliz, eu tive boas pernas desde o começo da Vuelta. Eu tentei manter contato com os favoritos nas etapas de montanha nessa semana, e também tentei sair nas fugas” Nicolas Edet.




Classificação da Etapa 8 – Vuelta 2019

  1. Nikias Arndt (Alemanha) Team Sunweb 3:50:48
  2. Alexander Aranburu (Espanha) Caja Rural-Seguros RGA
  3. Tosh van der Sande (Bélgica) Lotto Soudal
  4. Ruben Guerreiro (Portugal) Katusha-Alpecin
  5. Jonas Koch (Alemanha) CCC Team
  6. Dylan Teuns (Bélgica) Bahrain-Merida
  7. Jonathan Lastra (Espanha) Caja Rural-Seguros RGA
  8. Tobias Ludvigsson (Suécia) Groupama-FDJ
  9. Fernando Barcelo (Espanha) Euskadi Basque Country-Murias
  10. Sergio Luis Henao Montoya (Colômbia) UAE Team Emirates

Classificação Geral – Vuelta 2019

  1. Nicolas Edet (Fra) Cofidis 8:16:24
  2. Dylan Teuns (Bel) Bahrain-Merida 0:02:21
  3. Miguel Angel Lopez (Col) Astana Pro Team 0:03:01
  4. Primoz Roglic (Slo) Jumbo-Visma 0:03:07
  5. Alejandro Valverde (Spa) Movistar 0:03:17
  6. Nairo Quintana (Col) Movistar 0:03:28
  7. Carl Frederik Hagen (Nor) Lotto Soudal 0:03:45
  8. Rafal Majka (Pol) Bora-Hansgrohe 0:04:59
  9. Tadej Pogacar (Slo) UAE Team Emirates 0:05:37
  10. Esteban Chaves (Col) Mitchelton-Scott 0:05:53

 

Sua opinião é importante, compartilhe!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

O positivo de Kacio Freitas e uma reflexão

Esperei alguns dias para escrever esse texto. Durante a última semana, ficamos sabendo do boato acerca do positivo do ciclista Kacio Freitas durante o Panamericano de Lima no Peru. Na última quarta feira em sua página no facebook o ciclista comentou o ocorrido: Kacio Freitas foi medalhista de bronze na […]

Receba as novidades em seu e-mail

%d blogueiros gostam disto: