Rangelmania: Movistar 2022 é apresentada e brasileiros inundam redes sociais da equipe!

Luiz Papillon

No ano que deve ser marcado pelo adeus de Alejandro Valverde, o brasileiro Vinícius Rangel foi destacado entre as esperanças jovens para 2022, Vinícius Rangel é ciclista mais jovem da equipe Movistar com 20 anos de idade.

Líderes Movistar 2022 | Movistar
Líderes Movistar 2022 | Movistar

Rangel coloca fim a jejum de 6 anos sem brasileiros no WorldTour

Desde o adeus de Murilo Fischer nos jogos olímpicos de 2016 o brasileiro não via um representante na elite do ciclismo mundial. E não é em qualquer equipe mas sim na mais tradicional equipe. Em termos de comparação a chegada de Vinicius Rangel a Movistar equivale a de Rubens Barrichello na Ferrari.

Vinicius Rangel | Equipe Movistar
Vinicius Rangel | Equipe Movistar

A equipe já experimenta uma verdadeira enxurrada de comentários de apoio ao ciclista brasileiro em suas redes sociais. E aviso, isso só tende a aumentar! O fenômeno deixa confusos os estrangeiros, que não compreendem como um público que mal acompanhava o ciclismo de repente passa a literalmente dominar as redes sociais. E é assim que somos, os comentários parecem quase automatizados mas são de pessoas reais, que apenas colocam “vai Brasil” ou simplesmente a bandeira nacional.

https://web.facebook.com/pelote.ciclismo/videos/670881547270860

Vinicius Rangel

O cabofriense Vinicius Rangel Costa é a maior esperança do ciclismo brasileiro. Durante o mundial de Innsbruck em 2018, Rangel teve contato com Antonio Silvestre, treinador de forte ligação com a equipe Movistar. Veio então o convite para integrar a equipe Valverde Team Terra Fecundis, equipe que leva o nome do maior ciclista espanhol da atualidade, Alejandro Valverde, ídolo da Movistar e campeão mundial em Innsbruck.

Vinicius Rangel puxa o pelote no Sertões Bike Night Interlagos | Foto Fotop
Vinicius Rangel puxa o pelote no Sertões Bike Night Interlagos | Foto Fotop

Rangel fez valer a oportunidade e se destacou não só com resultados, mas também nos treinamentos e na relação pessoal, conquistando também a atenção do campeão mundial de 2018. Em 2019 Rangel disputou o mundial de Yorkshire pela categoria Júnior e completou em 48º lugar apesar de ter se envolvido em uma grande queda. No começo de 2020 a Vuelta a San Juan foi uma das últimas competições antes da pandemia e teve em Rangel o quinto colocado entre os jovens até 25 anos. Rangel ainda disputou a Volta a Colômbia pela seleção onde sofreu uma queda e perdeu alguns dentes.

Veio a pandemia que brecou tudo e na retomada do ciclismo, Rangel retornou a Espanha ganhando tudo que aparecia pela frente. No mundial de ciclismo de 2021 na Bélgica, Vinícius obteve um excelente nono lugar, logo depois foi confirmado como ciclista da Movistar por 3 temporadas.

Ficha técnica de Vinicius Rangel:

Nome: Vinicius Rangel Costa
Data de nascimento: 26 de maio de 2001
Cidade: Cabo Frio – RJ
Altura: 1.78m
Peso: 64kg
Perfil no Strava
Instagram

Movistar 2022

Com comentários de Perico Delgago, a equipe Movistar foi apresentada com 43 ciclistas sendo 14 no feminino e 29 no masculino. O diretor da equipe, Euzébio Unzué. Entre as mulheres claro o destaque é todo para Annemiek van Vleuten, a veterana de 39 anos considerada melhor ciclista da atualidade e jovens como a norueguesa Emma Norsgaard de 22 anos.

Equipe Movistar 2022 | PhotoGomez
Equipe Movistar 2022 | PhotoGomez

Entre os homens Alejandro Valverde em sua última temporada como profissional e Enric Más são os líderes para temporada 2022. No total são sete contratações para a temporada com destaque para o escalador colombiano Iván Ramiro Sosa e para o espanhol Alex Aranburu. Entre os jovens o espanhol Oier Lazkano que competiu pela equipe Caja Rural é a grande esperança da equipe.

A equipe Movistar

A criação da equipe que hoje se chama Movistar tem origem nos anos 70. José Miguel Echavarri foi ciclista profissional por três temporadas e passou a coordenar uma equipe juvenil em 1974. Com o patrocínio da indústria de alumínio Inasa de Navarra, iniciou a equipe juvenil que em 1980 deu origem a equipe Reynolds. Como resultado, especialmente de Perico Delgado e Angel Arroyo a equipe teve também os brasileiros Antonio Silvestre e Gabriel Sabbião em seus quadros.

Antonio Carlos Silvestre | Equipe Reynolds
Antonio Carlos Silvestre | Equipe Reynolds

Em 1989 o Banco Banesto passou a patrocinar a equipe que venceu cinco vezes de forma consecutiva o Tour de France com Miguel Indurain. Já sob o nome Caisse d’Épargne (uma cooperativa bancária francesa) em 2006 a equipe passa a despontar Alejandro Valverde e nomes como Joaquim “Purito” Rodriguez e Luis León Sánchez.

Miguel Indurain | Foto AFP
Miguel Indurain | Foto AFP

No ano de 2011 a equipe passa a chamar-se Movistar com o patrocínio da gigante de telefonia (que no Brasil é controladora da empresa Vivo). Pela equipe passaram nomes como Nairo Quintana, Richard Carapaz e por toda carreira Alejandro Valverde.

A importância da equipe para o ciclismo é tamanha que gerou um documentário na Netflix: Cada dia uma Surpresa, que teve confirmada nova temporada pelo próprio presidente da companhia Telefónica.

https://web.facebook.com/movistarteam/videos/199312674829174/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

GP Adrie van der Poel encerra a Copa do Mundo de Cyclo-cross

No domingo acontece o encerramento da Copa do Mundo de Cyclo-cross no GP Adrie van der Poel em Hoogerheide nos Países Baixos.   GP Adrie van der Poel – Copa do Mundo de Cyclo-cross A prova leva o nome de Adrie, um dos maiores ciclistas neerlandeses, genro de Raymond Poulidor […]

Receba as novidades em seu e-mail