UCI emite comunicado sobre uso do canote retrátil em bicicletas de estrada

Luiz Papillon

Não demorou nada para precisar de um comunicado oficial da UCI sobre o uso do canote retrátil por Matej Mohoric ontem em sua vitória na Milão San Remo .

Uci Comunica sobre Canote Retrátil
UCI Comunica sobre Canote Retrátil

Felizmente não é para proibir e apenas para lembrar o uso aprovado bem como as regras envolvidas:

A Comissão de Equipamentos da UCI aprovou a utilização de canotes retráteis em competições de ciclismo de estrada em 2014. A sua utilização está sujeita à regra de recuo mínimo de 5 cm do artigo 1.3.013 do Regulamento UCI, ou seja, quando o canote telescópico é definido para o seu ponto mais alto ou mais baixo ajuste, o recuo do selim deve estar em total conformidade com o artigo 1.3.013.

Ou seja, caso o cilista venha a utilizar o canote retrátil em sua bicicleta de estrada, ela precisa passar no gabarito UCI tanto na altura mais alta como na posição mais baixa.

Vincenzo Nibali já utilizou o canote retrátil em 2014

Durante o Tour de France de 2014, o italiano Vincenzo Nibali chegou a testar o canote retrátil. O equipamento estava instalado em uma de suas bicicletas reservas, mas acabou não sendo utilizado em prova. O motivo era a dificuldade do ajusta à época. Era necessário girar a trava no próprio canote o que é muito difícil de fazer prestes a descer a 100km/h.

Canote Retrátil durante o Tour de France 2014 | Foto Robin Wilmott Future Publishing
Canote Retrátil durante o Tour de France 2014 | Foto Robin Wilmott Future Publishing

 

 

 

O canote retrátil foi uma das armas de Mohoric para vencer a Milão San Remo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Sonny Colbrelli desmaia e recebe massagem cardíaca após chegada na Catalunha!

O italiano Sonny Colbrelli, atual campeão europeu de ciclismo desmaiou ao final da etapa de abertura da Volta a Catalunha. Colbrelli chegou em segundo na etapa vencida por Michael Matthews, enquanto o francês Quentin Pacher completou o pódio. Volta a Catalunha 2022 – Etapa 1 A 101ª edição da Volta […]

Receba as novidades em seu e-mail