Uma etapa fantástica teve vitória de Simon Clarke da equipe Israel PremierTech em uma disputa na foto contra o belga Taco van Der Hoorn. O australiano de 35 anos estava na fuga do dia e definiu no sprint contra Taco van Der Hoorn a vitória. Edvald Boasson Hagen completou o pódio pela Intermarché.
Apesar de toda dificuldade, Wout van Aert conseguiu defender a camisa amarela agora com treze segundos de vantagem para Neilson Powless da EF enquanto Tadej Pogacar está agora a 19 segundos.
Tour de France 2022 – Etapa 5 – Metrópole de Lille a Arenberg – 157km
Uma das mais esperadas etapas do Tour de France 2022 era a etapa dos paralelepípedos na região de Lille foi o CAOS para os ciclistas com diversas quedas e danos a classificação geral em especial para a Jumbo Visma.
A largada foi em frente ao estádio que sediará a Copa do Mundo de Rugby em 2023 e jogos de Handeboll nos jogos olímpicos de 2024. Após 75km iniciaram os temidos setores de paralelepípedos. A fuga teve cinco fortes ciclistas:
- Mangus Cort (EF)
- Neilson Powless (EF)
- Taco van Der Hoorn (Intermarché)
- Edvald Boasson Hagen (Total)
- Simon Clarke (Israel PremierTech)
O drama da Jumbo Visma: Wout van Aert , Jonas Vingegaard e Roglic caem
E nesse momento começou o drama para a equipe Jumbo Visma. Primeiro Jonas Vingegaard caiu, depois Wout van Aert caiu ao tocar roda com seu companheiro de equipe e precisou perseguir o pelote. Um pouco mais tarde foi a vez de Primoz Roglic sofrer uma forte queda e o esloveno precisou da ajuda de vários companheiros para minimizar suas perdas. Com o pelote explodindo e a corrida pegando fogo, foi a vez de Tadej Pogacar mostar suas armas e puxar um ataque na frente do pelote.
O quinteto da fuga conseguiu trabalhar e manter uma vantagem que entrou nos 30km finais acima de um minuto sobre o grupo perseguidor que era liderado por Tadej Pogacar e trazia consigo Jasper Philipsen, Aleksandr Vlasov e três ciclistas da Arkéa, Hugo Hoffstetter para o sprint e Nairo Quintana defendendo a classificação geral. Com quase dois minutos atrás vinha o grupo com Wout van Aert, Jonas Vingegaard e Geraint Thomas. Já bem atrás estava o grupo com Primoz Roglic com Tiesj Benoot e mais dois gregários.
Nos quilômetros finais ficou claro que a vitória seria da fuga, atrás Pogacar vinha a 50 segundos enquanto Wout van Aert seguia mais cinquenta segundos atrás. Já Roglic perdia mais de dois minutos para Pogacar. Powless atacou na marca de 1km para o final e o grupo perseguiu com Boasson Hagen trabalhando mas no final a vitória ficou para o sprint entre Taco van Der Hoorn e Simon Clarke. A definição do vencedor veio no photo-finish com Simon Clarke vencendo e Taco van Der Hoorn ficando com o segundo lugar.
Pela classificação geral, Wout van Aert conseguiu na perseguição encurtar a vantagem da fuga e salvou a liderança por treze segundos sobre o agora segundo colocado Neilson Powless da EF. Entre os favoritos Tadej Pogacar reduziu a vantagem de Wout para dezenove segundos e ampliou para os demais favoritos.
Classificação do Tour de France 2022
Results powered by FirstCycling.com