Regras, UCI melhora barreiras, bane posição Froome

A UCI anunciou que o Comitê Gerencial da UCI aprovou nesta semana novas regras de segurança para os eventos UCI WorldTour e UCI Womens e que serão progressivamente aplicadas a todo calendário UCI.

Medidas envolvem não só ciclistas, mas também organizadores, equipes de TV e até o distanciamento de helicópteros.

Freios a disco e suporte de garrafas na mira da UCI

Uma melhor supervisão de equipamentos utilizados pelas equipes que possam causar problemas diversos será discutida pela Comissão de Equipamentos da UCI. Será solicitado que grupos de trabalho sejam formados com especialistas da indústria e partes interessadas no esporte (representantes dos ciclistas, organizadores e equipes). Nominalmente a UCI cita os discos de freio e suportes de caramanhola (lembro aqui da garrafa que caiu de uma bicicleta e acabou tirando Geraint Thomas do Giro d’Italia de 2020).

Barreiras de proteção

Em função do gravíssimo acidente de Fabio Jakobsen, o comitê revisou também a questão das barreiras de segurança. Foi decidido estabelecer critérios como peso e posicionamento das barreiras na região da linha de chegada para evitar quaisquer espaço entre elas. Essa medida será adotada imediatamente. Já durante o ano de 2021, será estabelecido um conjunto de regras para chegadas massivas (sprints) onde um grupo liderado por especialistas irá definir as regras que serão adotadas a partir de 2022.

Gerente de Segurança e critérios para neutralização de prova

Também no que concerne outro problema ocorrido em 2021, com duas etapas sendo neutralizadas durante o andamento das mesmas, a UCI fará um aprimoramento nos critérios para neutralização de prova. E todo evento deverá contar com um gerente de segurança do evento. A nova função será certificada pela UCI baseada na experiência e treinamento.

Conduta de membros da caravana

Um sistema de diário de bordo irá monitorar todos os motoristas e pilotos que participam da caravana. Sejam motociclistas, motoristas dos veículos ou pilotos de helicóptero, um sistema de pontuação será adotado e que poderá promover a suspensão ou banimento de provas. Nas próximas semanas será apresentado um plano mais abrangente e estruturado para todos envolvidos e organizadores de prova. Essas medidas serão implementadas sob a supervisão de Richard Chassot, ex-ciclista e organizador do Tour da Romandia, cujo cargo será Gerente de Segurança no Departamento de Esportes da UCI.

Zona de descarte de Lixo

Geraint Thomas cai devido a garrafa que caiu de outra bicicleta
Geraint Thomas cai devido a garrafa que caiu de outra bicicleta | Captura TV, Arte Pelote Ciclismo

As condutas dos ciclistas também serão supervisionadas, em especial o arremesso de bidons em meio aos demais ciclistas e a descida em posição considerada perigosa. Serão definidas zonas de descarte de lixo a cada 30 ou 40 quilômetros para que os ciclistas possam jogar suas garrafas.

Posição “Froome” Banida

O ciclista não mais poderá sentar-se no tubo superior da bicicleta para adotar posição mais aerodinâmica, a conduta considerada perigosa está banida. Além da posição “Super Tuck” (nome oficial utilizado pela UCI), também foi proibida a posição com os antebraços sobre o guidão, exceto em provas contrarrelógio. Assim a tradicional imagem do Thomas De Gendt na fuga, está banida.

Chris Froome sentado no tubo da bicicleta em descida de alta velocidade
Chris Froome sentado no tubo da bicicleta em descida de alta velocidade | Captura TV

A punição para o ciclista que pilotar em uma das posições consideradas perigosas, será de 200 francos suíços em eventos UCI, 500 francos suíços em provas da elite (ProSeries e campeonatos nacionais) e 1000 francos suíços em provas WorldTour, campeonato mundial ou jogos olímpicos. Além da punição por multa, o ciclista pode ser eliminado ou desclassificado conforme decisão dos comissários de prova.

Thomas De Gendt na fuga para vencer na Etapa  2 do Tour de Romandie | Foto: Tim de Waele/TDWSport.com
Thomas De Gendt na fuga para vencer na Etapa 2 do Tour de Romandie | Foto: Tim de Waele/TDWSport.com

Protocolo de Concussão evolui

A implementação do protocolo de concussão, criado e publicado em dezembro de 2020, acaba de receber um cartão de controle para que os membros de equipes e de prova, possam adotar medidas em caso de suspeita de concussão observados no ciclista após uma queda, sejam eles médicos ou não.

 

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