Aos 20 anos de idade Fem van Empel constrói um campeonato perfeito com quatro vitórias em quatro rodadas no feminino. Já no masculino Laurens Sweeck quebrou a série de vitórias de Eli Iserbyt que caiu e chiou muito sobre o traçado belga.
A Copa do Mundo de CX chegou a Bélgica para disputa da quarta rodada em Maasmechelen na província de Limburgo nos Flandres. Com apenas seis semanas de preparação desde que a organização fechou contrato com a cidade essa primeira Copa do Mundo em Maasmechelen foi alvo de críticas de ciclistas.
Iserbyt cai e Sweeck vence etapa Belga
Terceiro colocado na prova, Eli Iserbyt reclamou muito do excesso de pedras no circuito o que contribui para uma queda e chegar com os joelhos sangrando. Laurens Sweeck por sua vez era só felicidade. No final da quarta volta Iserbyt escorregou e foi ao chão, foi quando Sweeck aproveitou e atacou para escapar solo enquanto atrás o grupo de perseguição se formava. Sem muita organização Van der Haar, Iserbyt e Kevin Khun tentaram perseguir mas Sweeck conseguiu se manter a frente para vencer.
Classificação da Copa do Mundo de CX:
Results powered by FirstCycling.com
Fem van Empel vence a quarta seguida
Sem Lucinda Brand que se recupera de uma fratura na mão, mas com Marianne Vos a disputa em Maasmechelen foi considerada a mais difícil da temporada pela vencedora Fem van Empel. A jovem precisou liderar a perseguição a francesa Hélène Clauzel na primeira volta e teve ajuda de Shirin van Anrooij e Carmen Alvarado. Mais tarde Pucku Pieterse conectour e a liderança logo ficou com o trio com Van Empel, Pieterse e van Anrooij.
Toda volta Van Empel tentava escapar mas recebia contra ataques até que na última volta a jovem neerlandesa de 20 anos conseguiu impor seu ritmo e vencer com apenas 3 segundos sobre Puck Pieterse e logo atrás van Anrooij completou o pódio.
“Foi uma corrida muito difícil, o circuito não tinha folga nenhuma. Todas se esforçaram e fizemos uma grande prova, qualquer uma de nós que tivesse vencido seria justo.”
Classificação da Copa do Mundo de CX:
Nas categorias de base, Lauren Molengraaf venceu a Juniores (Sub19) e Guus Van Den Eijnden a masculina, já na Sub23 Thibau Nys disputou até o final e venceu no sprint Pim Ronhaar. A categoria Sub23 feminina corre junto com a Elite.
A classificação geral agora tem na elite masculina Eli Iserbyt com 145 pontos contra Laurens Sweeck com 122 e na feminina Fem van Empel tem 160 pontos contra 88 de Denise Betsema.