Van der Poel vence sprint no UAE Tour!

Luiz Papillon

O vento cruzado quebrou o pelote a mais de 100km do final e o grupo líder ficou na ponta a prova toda. No final, em um sprint o holandês Mathieu Van der Poel, venceu a prova. Em segundo ficou o também holandês David Dekker, estreante no ciclismo profissional pela Jumbo Visma. Em terceiro Michael Morkov da Deceunink Quick Step completou o pódio.

Mathieu Van der Poel vence a prova dos UAE
Mathieu Van der Poel vence a prova dos UAE | Foto Getty

UAE Tour 2021

Sem o Tour Down Under na Austrália, que foi cancelado devido a pandemia, a Volta aos Emirados Árabes Unidos abre a temporada WorldTour 2021, a categoria máxima do ciclismo. Ao todo vinte equipes iniciaram a competição, contando com as dezenove equipes WorldTour e a Alpecin Fenix, melhor colocada no ranking da UCI (União Ciclística Internacional) pela ProTeam (segunda divisão do ciclismo).

Com sete etapas, a disputa conta com quatro etapas planas, duas com chegada ao alto e um contra relógio individual. As principais estrelas do ciclismo mundial começam a temporada no UAE, com destaque para estreia do tetracampeão do Tour de France, Chris Froome na equipe Israel Start-Up Nation.

Neste princípio de temporada é difícil apontar favoritos, visto que cada ciclista está em um patamar diferente de preparação. O colombiano Ivan Ramiro Sosa que venceu o Tour de la Provence na última semana é um dos ciclistas que já demonstraram boa forma na temporada.

Quer saber mais sobre ciclismo? Entender os termos usados? Leia o dicionário de corrida de bicicleta para pebas!

UAE Tour 2021 – Etapa 1 – Al Dhafra Castle a Al Mirfa – 176km

Toda plana, a expectativa para primeira etapa do UAE Tour era uma chegada em sprint. Assim que a bandeirada foi dada no final da zona neutra, diversos ataques se sucederam. O vento cruzado provocou a formação de blocos e alguns ciclistas ficaram para trás, criando certo pânico para nomes como Vincenzo Nibali e Alejandro Valverde. Após alguns minutos de perseguição o grupo conseguiu alcançar o pelote.

Echelons fizeram diferença!

O grupo seguiu compacto em ritmo moderado até a primeira meta de sprint, vencida por João Almeida da Deceuninck Quick Step. Logo depois o vento cruzado quebrou todo o pelote, provocando echelons (escaleras na diagonal). O grupo líder ficou com cerca de 20 ciclistas, entre eles Mathieu Van der Poel, Tadej Pogacar, Fernando Gaviria e Elia Viviani. Os escapados romperam a barreira de 100km para o final com 55 segundos de vantagem. Na segunda meta intermediária, novamente João Almeida levou a bonificação e o grupo tinha quase quatro minutos de vantagem.

Echelon durante a prova UAE Etapa 1 | Foto Equipe Ineos
Echelon durante a prova UAE Etapa 1 | Foto Equipe Ineos

Final com sprint e dobradinha holandesa

Os líderes entraram nos 10km finais com quatro minutos de vantagem para o primeiro grupo perseguidor, ficando claro que não seriam mais alcançados. Os ataques começaram com Mattia Cattaneo da Deceuninck Quick Step na marca de 5km para o final. O grupo perseguiu o italiano, na marca de 1.6km para o final, o colombiano Fernando Gaviria atacou para juntar-se a Cattaneo.

Atrás o grupo seguia perseguindo e conseguiu neutralizar o ataque já nos 700m finais. A Deceuninck assumiu a ponta, parecia que seria um sprint perfeito para a equipe belga, mas Van der Poel pegou a roda de Elia Viviani e lançou um belo sprint para vencer a prova. Em segundo ficou o também holandês David Dekker, estreante no ciclismo profissional. O jovem de 23 anos trás uma coincidência com Van der Poel, ele também é filho de um ex-ciclista, Erik Dekker que entre outras equipes competiu pela Rabobank, atualmente Jumbo Visma. O dinamarquêrs Michael Morkov foi o terceiro colocado pela Deceuninck Quick Step.

O português João Almeida foi apenas o nono no sprint, porém com os bônus de tempo obtidos nas metas intermediárias, ficou em quarto lugar na classificação geral. Amanhã teremos a etapa contra o relógio com 13km.

 

Confira o resultado da Etapa 1 do UAE Tour 2021

Sua opinião é importante, compartilhe!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Alpecin Fenix de Mathieu Van der Poel abandona o UAE Tour

Alpecin Fenix, equipe de Mathieu Van der Poel abandona o UAE Tour! Um membro da equipe testou positivo para coronavírus e por isso a equipe optou por deixar a bolha da prova. Com a desistência de Van der Poel, o novo líder da prova é David Dekker, estreante da Jumbo […]
Equipe Alpecin Fenix durante UAE Tour | Foto Divulgação

Receba as novidades em seu e-mail

%d blogueiros gostam disto: