Bulgarelli, Alisson, Adriele, lista de suspensos na ABCD é um escândalo!

Com o retorno das atividades no ciclismo nacional, os fiscais da ABCD voltaram a fazer o essencial trabalho no controle antidoping e mais uma vez o ciclismo se destaca na lista de atletas suspensos provisoriamente. Os dirigentes do ciclismo estão presos nos anos 90 não só nas federações mas também dentro de clubes e equipes que toleram o jogo sujo do doping dando espaço e holofote para quem busca a vitória a base da trapaça.

Os 11 juntam-se a outros 24 nomes já com suspensão definitiva suspensos, totalizando 35 suspensos. Dos 11, 9 foram após a retomada do ciclismo nacional, ou seja nas pouquíssimas provas de 2021.

Estação de Controle de Doping | Foto Douglas Mills - NYT
Estação de Controle de Doping | Foto Douglas Mills – NYT

Nada menos que onze positivos estão sob a bandeira da bicicleta, seja em provas de estrada como a Volta Ciclística internacional, Volta Binacional ou o próprio Campeonato Brasileiro, seja em provas de MTB. Destacamos que a lista de suspensos provisória pode sofrer modificação em caso de um devido processo junto à ABCD e WADA.

Lista da ABCD - Ciclistas Suspensos Provisoriamente por Doping 2022
Lista da ABCD – Ciclistas Suspensos Provisoriamente por Doping 2022

Campeões, aspirantes, experientes, o abuso de substâncias é marca do ciclismo brasileiro

Entre os suspensos destaque para Adriele Alves Mendes, vice campeã brasileira na elite de 2021, testada na véspera do nacional, resultado que provavelmente será cassado. Ainda entre as mulheres há o positivo não julgado de Danilas Ferreira, campeã brasileira de 2019, que testou positivo em 2020 também no campeonato nacional.

Entre os homens a lista traz ciclistas jovens como Alisson Ferreira (não confundir com Halysson Ferreira), que confessou em rede social e experientes como Everson Assis Camilo o Carazinho que já havia sido suspenso por uso de 15 substâncias em 2016, repetiu a dose com 5 em 2021.

Otávio Bulgarelli | Foto Fábio Monjardim
Otávio Bulgarelli | Foto FPC

Outro nome que já esteve envolvido em positivo é Otávio Bulgarelli, um ciclista experiente, vitorioso que foi campeão brasileiro esteve por mais de uma década na seleção brasileira e passou por um processo de limpar o nome em função de um doping por contaminação. Dessa vez Bulgarelli que comanda o canal Ciclismo Expert, foi amador e utilizou um medicamento que está disponível em qualquer farmácia para ser adquirido com receita e que traz em destaque na bula “esse medicamento pode provar doping“.

Bulgarelli entre outras atividades figura com diretor de relações públicas da Federação Paulista de Ciclismo. Até o momento nem o atleta nem a federação se manifestaram.

Dirigentes e organizadores tem sua participação no doping

O que dirigentes e organizadores de provas, sejam profissionais ou amadoras aparentemente não se importam é com a imagem do ciclista brasileiro. É muito cômodo e tranquilo jogar para o acaso um positivo e levar a vida como se nada tivesse acontecido. Veremos com certeza muitos desses nomes somarem-se ao exército de treinadores, coach e em assessoria na preparação esportiva. Também veremos esses mesmos nomes presentes em muitos eventos de destaque no ciclismo nacional como o próprio L’Etape du Tour de France, vencido tanto por Bulgarelli como por Adriele Alves.

Quando um organizador de eventos ou um dirigente se alia a figuras do doping, o sistema se retroalimenta com jovens e amadores entrando para o jogo sujo. Talvez o grande problema que envolva os dirigentes da modalidade é que em sua vasta maioria são ciclistas da elite dos anos 90 e 2000, o que os coloca dentro da geração do doping sistemático e essa tolerância acabou no mundo todo. Não é a toa que ciclistas brasileiros são mal vistos em equipes e provas na Europa.

Confira a lista com 11 suspensos provisório diretamente no site da ABCD clicando aqui. Os 24 suspensos já julgados estão aqui. A lista de suspensões definitivas traz cinco ciclistas flagrados em 2021, elevando para 17 o número da modalidade na temporada:

  • Luis Diego do Nascimento 21/01/2021
  • Silvio Otávio de Amorim 21/01/2021
  • Izael Nunes 05/08/2021
  • Juliana Venancio Camargo 08/09/2021
  • Andheara de Lima 25/11/2021

Já médicos e dirigentes suspensos ou banidos para a vida estão nesta lista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Doping, a corrupção do esporte!

Durante essa semana o ciclismo brasileiro vivenciou a notícia do número recorde de atletas suspensos por doping em uma temporada. Muito se falou sobre o doping endêmico no ciclismo brasileiro e das consequências para o atleta, mas pouco sobre a consequência para o esporte. Patrocinadores e o doping Quando um […]

Receba as novidades em seu e-mail