Nos desdobramentos da operação Prova Limpa, em andamento na justiça portuguesa, a UCI (União Ciclística Internacional) retirou a licença da equipe W52-FC Porto.
A decisão retira da equipe a possibilidade de competir na Volta a Portugal que acontece entre 04 e 15 de agosto. Em comunicado a Federação Portuguesa de Ciclismo informou a decisão:
A Federação Portuguesa de Ciclismo confirma que foi hoje notificada pela União Ciclista Internacional (UCI) de que esta entidade decidiu retirar a licença desportiva à equipa continental W52-FC Porto, na sequência da informação recebida pela UCI sobre o processo que decorre na Autoridade Antidopagem de Portugal.A decisão entra imediatamente em vigor, pelo que a equipa está impedida de voltar a competir.
A decisão vem após oito ciclistas e dois mecânicos serem suspensos pela operação Prova Limpa. A operação teve início em abril de 2022 quando mais de 100 membros da Policia Judicial (equivalente a Polícia Federal no Brasil) abordaram todos os ciclistas e instalações da equipe. A W52 FC Porto venceu seis das últimas nove edições da Volta a Portugal, contudo dois títulos foram cassados por doping praticado pelo ciclista Raúl Alarcón.