João Almeida vence etapa do Giro e Geraint Thomas veste a Maglia Rosa

Luiz Papillon

Acabou a paz no Giro d’Italia! Após um ataque matador, o português João Almeida venceu a etapa 16, teve a seu lado Geraint Thomas que retomou a maglia rosa de líder. Primoz Roglic chegou 25 segundos depois graças ao ótimo trabalho de Sepp Kuss.

João Almeida o melhor jovem do Giro d'Italia 2023
João Almeida o melhor jovem do Giro d’Italia 2023

Giro d’Italia 2023 – Etapa 16 – Monte Bondone – 203km

Acabou a paz! No início da terceira semana do Giro uma etapa programada para mexer com a classificação geral. Com mais de 5.000m de subida acumulada a etapa começou com um trecho plano, depois só sobe e desce:

  • Passo di Santa Bárbara – 12.7km a 8.3%
  • Passo Bordala – 4.5km a 6.7%
  • Matassone – 11.4km a 5.6%
  • Serrada – 17,7km a 5.5%
  • Monte Bondone – 21,4km a 6,7%

Com uma fuga enorme em torno de 25 ciclistas o destaque ficou para Ben Healy. O irlandês da EF tratou de coletar o máximo de pontos da maglia azurra de melhor escalador. A fuga aguentou bem a vantagem em torno de quatro minutos até a subida final. Assim que o Monte Bondone começou, seis ciclistas se destacaram com Filippo Zana (Jayco), Aurélin Paret-Peintre (Ag2r) e Jack Haig (Bahrain) entre eles.

Entre os favoritos o grupo foi logo sendo reduzido até que a 7km do final, João Almeida (UAE) passou a liderar a subida com Sep Kuss e Roglic (Jumbo) em sua roda além de Geraint Thomas (Ineos) e Eddie Dunbar (Jayco).

Ataque de João Almeida coloca fogo no Giro d’Italia!

Líder do Giro na largada, Bruno Armirail já deixava a liderança a medida que a subida seguia. Na marca de 6km para o final veio o ataque de João Almeida, o português colocou um ritmo forte e foi seguido apenas pelo britânico Geraint Thomas. Atrás Roglic ficava na roda de Sepp Kuss. Thomas e Almeida se revezaram tentando impor uma pena dura a Roglic. No final Almeida venceu batendo Thomas no sprint, mas sem tristeza para o britânico que reassumiu a maglia rosa de líder do Giro. . Primoz Roglic chegou 25 segundos depois graças ao ótimo trabalho de Sepp Kuss.

Geraint Thomas veste a Maglia Rosa no Giro d'Italia | Foto Getty
Geraint Thomas veste a Maglia Rosa no Giro d’Italia | Foto Getty

Líderes do Giro 2023 após 16 etapas:

  • Geraint Thomas – Ineos Grenadiers – Geral / Maglia Rosa
  • Jonathan Milan: Bahrein Victorious – Pontos / Maglia Ciclamino
  • Ben Healy – EF Easypost – Montanha / Maglia Azurra
  • João Almeida: UAE Team Emirates – Melhor Jovem / Maglia Bianca

Classificação do Giro d’Italia após 16 etapas:

Results powered by FirstCycling.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Giro d'Italia tem sprint milimétrico

O italiano Alberto Dainese venceu no litoral veneziano a etapa 17 do Giro d’Italia em uma chegada apertada. Giro d’Italia 2023 – Etapa 17 – Pergine Valsugana a Caorle – 197km Algumas etapas são previsíveis no ciclismo, poucas tanto quanto a 17ª etapa entre Pergine Valsugana e Caorle. Foram praticamente […]

Receba as novidades em seu e-mail