UCI altera escala de pontos para provas de estrada

Luiz Papillon

A UCI alterou a pontuação de provas de estrada. Buscando valorizar as grandes voltas e monumentos. Medida correta, porém feita após as equipes já desenharem um calendário com base no critério anterior.

Congresso UCI em Wooloongong | Foto UCI
Congresso UCI em Wooloongong | Foto UCI

Durante a última temporada alguns ciclistas e dirigentes criticaram a escala de pontuação onde uma vitória em etapa do Tour de France contava com a mesma pontuação de provas menores. Agora as três grandes voltas saem valorizadas assim como as cinco provas monumento. A Strade Bianche também foi valorizada subindo para a mesma categoria de clássicas como San Sebastian e Fleche Wallonne.

Rebaixamento fez equipes se preocuparem com pontuação

Com a chegada do rebaixamento no ciclismo, instituído em 2020, as equipes passaram a ter uma preocupação com a pontuação. Até então os ciclistas e federações locais tinham na pontuação foco para obter índices continentais e olímpicos.

Agora as equipes que foram formadas com base no regulamento de 2022, precisam readequar seu calendário para buscar a manutenção ou acesso ao WorldTour em 2025, já que o sistema de pontuação é em ciclo trienal.

Essa mudança irá favorecer tanto as equipes WorldTour por terem uma fatia maior na pontuação como ciclistas e nações que pontuam com consistência em provas mais importantes. Logo para o Brasil que possui pontuação maior em provas continentais, será um desafio maior para obter vagas olímpicas, basicamente dependendo do desempenho de Vinicius Rangel.

Confira abaixo a escala de pontuação detalhada pela UCI:

https://assets.ctfassets.net/761l7gh5x5an/1Ri7HrEwON2hURTO6NI6TL/c3f7d6bc3b9335d6f9305b77b6808340/2-ROA-20230101-E_amendments_on_01.01.2023_-_updated_23.12.2022.pdf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Shirin van Anrooij vence duelo com Lucinda Brand na Copa do Mundo de CX

Segunda vitória de Shirin van Anrooij na temporada em dia de retorno de Lucinda Brand a competição após se recuperar de fratura. Brand foi a segunda colocada e Puck Pieterse completou o pódio todo neerlandês. “Foi uma disputa muito dura, eu tentei procurar encontrar meu passo e buscar linhas onde […]
Shirin van Anrooij na Copa do Mundo de CX em Gavere | Foto Luc Claeessen - Getty

leia também

Receba as novidades em seu e-mail