Oito ciclistas e dois mecânicos são suspensos em Portugal na Operação Prova Limpa

Escândalo de doping em Portugal antecede Volta a Portugal, oito ciclistas e dois mecânicos são suspensos preventivamente pela agência antidoping de Portugal.

Onibus da equipe W52 Porto | foto Divulgação
Onibus da equipe W52 Porto | foto Divulgação

A equipe portuguesa W52-FC Porto foi alvo  em abril de operação realizada pela Polícia Judiciária portuguesa (equivalente da Polícia Federal no Brasil). A operação visa detectar métodos e substâncias ilícitas que possam adulterar a verdade desportiva em provas de ciclismo profissional. Agora, a ADoP (Agência antidoping de Portugal), notificou oito ciclistas e dois membros do staff de uma suspensão provisória de 120 dias.

Essa suspensão inviabiliza a participação dos ciclistas na mais importante prova portuguesa, a Volta de Portugal que acontece entre 04 e 15 de agosto. Os envolvidos podem recorrer ao Tribunal Arbitral do Desporto. O processo corre em segredo de justiça em Portugal e as informações vazaram para a imprensa por meio de um envolvido no processo.

Antes de ser notificada a equipe W52-Fc Porto venceu hoje a segunda etapa do Grande Prêmio Douro Internacional com José Neves. Em acordo com a CNN Portugal, os ciclistas suspensos não poderão largar para a terceira etapa da prova neste sábado.

Ciclista da W52 Porto é suspenso por 4 anos

Em paralelo a UCI divulgou hoje a suspensão de Edgar Pinto. Além da suspensão todos os resultados entre 31 de julho de 2018 e 16 de outubro de 2020 foram apagados.

Edgard Pinto | Foto Filipe Amorim Global Imagens
Edgard Pinto | Foto Filipe Amorim Global Imagens

Edgard Pinto estava suspenso preventivamente desde outubro de 2020 quando foram detectados indícios de irregularidades no passaporte biológico. Curiosamente Edgard Pinto perde seu resultado mais expressivo, o terceiro lugar na Volta a Portugal de 2018 quando herdou a colocação justamente pelo doping do espanhol Raul Alarcon.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Cetonas, o suplemento que ativa a queima de gordura em atletas.

Durante o Tour de France muito se falou sobre as cetonas o suplemento que promete maravilhas no transporte de oxigênio pelo organismo. Seria doping ou superalimento? A criação do suplemento de monoéster de cetona (Ketone em inglês) é creditada a empresa HVMN (lê-se humano em inglês ) de Geoffrey Woo. […]
Equipe Jumbo Visma | Foto Divulgação

Receba as novidades em seu e-mail