Aos 36 anos de idade, o suíço Nino Schurter conquistou o seu décimo título de campeão mundial de MTB XCO. O espanhol Valero Serrano foi prata com Luca Braidot no pódio conquistando o bronze.
Em uma disputa absolutamente fantástica o Mundial de MTB XCO 2022 coroou este que é considerado o maior ciclista de mountain bike da história. Schurter que foi o mais novo ciclista a ser campeão mundial aos 23 anos agora aumenta o recorde de mais velho a vestir a camisa arco íris com seu décimo título.
Campeonato Mundial de MTB – Les Gets – França
A prova começou com o brasileiro Henrique Avancini aparecendo na ponta e logo o grupo líder passou a ter Nino Schurter, Valero Serrano e Luca Braidot. Atrás quem deu show foi Tom Pidcock que devido ao baixo ranking no MTB largou muito atrás e precisou escalar o pelote.
Volta a volta as atenções eram para Pidcock que na terceira volta alcançou o grupo, porém diferente do XCC em que Pidcock passou de passagem pelos líderes, desta vez o esforço para buscar os líderes foi muito maior. Pidcock ficou na liderança na quarta volta mas não suportou o ritmo imposto pelo espanhol Valero Serrano que assumiu a ponta e levou consigo Nino Schurter. Atrás mesmo Luca Braidot não conseguia se segurar na roda da dupla.
Pidcock ainda caiu e precisou trocar a roda já dando adeus a disputa por medalha e na última volta, Serrano cometeu um erro o que permitiu a Nino abrir uma pequena vantagem e ai a experiência de Nino pesou e o décimo título mundial veio.
Brasileiros, Avancini termina em 35º
Entre os brasileiros, Henrique Avancini foi o melhor chegando a liderar na primeira volta. Avanicni concluiu na 35ª posição enquanto Ula Galinski foi o 61º. Confira a classificação dos brasileiros:
35. Henrique Avancini +6:19
61. Ulan Galinski +10:01
70. Guilherme Muller -1 volta
76. Luiz Cocuzzi – 2 voltas
82 Nicolas Romão Machado +3 voltas
90. Wolfgang Soares -4 voltas
José Gabriel teve um problema mecânico (quebra da corrente) e abandonou logo no início de prova.