Uma chegada espetacular com um momento de sofrimento a mais para o polonês Michal Kwiatkowski. O francês Benoit Cosnefroy chegou a ser anunciado como vencedor, mas o photo finish depois de alguns momentos corrigiu a informação e assim o polonês da Ineos Grenadiers pode comemorar sua segunda vitória na Amstel Gold Race. Atrás Tiesj Benoot completou o pódio.
No ano passado a decisão veio na foto e neste ano novamente o photo-finish determina quem foi o vencedor na Amstel Gold Race. Michal Kwiatkowski comemorou após até ser declarado segundo colocado:
“Sabia desde o ano passado com Pidcock que você tem que esperar um pouco, inacreditável que aconteça novamente. O sprint foi muito difícil, eu estava confiante que poderia vencer, mas Cosnefroy continuava a acelerar.” disse Kwiatkowski, vencedor da prova.
Derrotado por milímetros, Benoit Cosnefroy ficou desolado, ainda mais por terem declarado o francês vencedor por mais de um minuto. Assim a alegria deu lugar a frustração:
“Eu não entendo por que eles anunciaram isso tão rapidamente, um erro tão flagrante, bizarro! Eu estou satisfeito com minha prova, fiz uma corrida quase perfeita, me senti forte e não cometi nenhum erro, mas Kwiato foi um pouco mais rápido.”
Amstel Gold Race 2022 – 257km
Em sua edição 56, a Amstel Gold Race teve largada em Valkenburg. Confira a prévia da prova clicando aqui. Com temperatura baixa ao redor dos 6ºC a disputa começou e os ataques para formar a fuga do dia logo no início.
Sete ciclistas se destacaram para a fuga:
- Ide Schelling – Bora Hansgrohe
- Aaron van Poucke – Sport Vlaanderen Baloise
- Owain Doull – EF Easy Post
- Johan Jacobs – Movistar
- Emils Liepins – Trek Segafredo
- Davide Gabburo – Bardiani CSF Faizanè
- Luca Rastelli – Bardiani CSF Faizanè
A prova começou a ficar mais intensa a partir dos 75km para o final e algumas quedas se sucederam com Andrea Bagioli (Quick Step), Anthony Turgis (Total Energies) e Jack Haig (Bahrain). Na marca de 40km para o final a vantagem da fuga caiu para menos de 20 segundos. Começava uma nova corrida.
O belga Tiesj Benoot (Jumbo-Visma) atacou e selecionou o grupo da frente com nove ciclistas. Entre eles estavam os principais favoritos do dia Mathieu van der Poel, Tom Pidcock, Kasper Asgreen e Michal Kwiatkowski. Mais a frente foi a vez de Michal Kwiatkowski que venceu a prova em 2015 atacar e conseguir uma importante vantagem. No “berg” seguinte foi a vez do francês Benoit Cosnefroy atacar e conseguir se juntar a Kwiato.
A dupla trabalhou e logo obteve uma vantagem de 30 segundos sobre o grupo de favoritos que tinha oito ciclistas enquanto o pelote seguia 50 segundos atrás. Nos quilômetros finais a burocracia entre os favoritos favoreceu a dupla de escapados. Mathieu Van der Poel até tentou um ataque surpresa como em 2019, mas foi marcado de perto.
Kwiato optou por ficar na roda de Cosnefroy esperando o momento para tentar bater o francês. Na marca de 250m para o final Cosnefroy lançou o sprint e a dupla se jogou na linha de chegada e precisaram esperar para saber o resultado no photo-finish.
O francês Benoit Cosnefroy chegou a ser anunciado como vencedor, mas o photo finish depois de alguns momentos corrigiu a informação e assim o polonês da Ineos Grenadiers pode comemorar sua segunda vitória na Amstel Gold Race. Atrás Tiesj Benoot foi o terceiro colocado.
Como funciona o Photo Finish
Classificação Amstel Gold Race