Brasileiro será o ciclista #1 da Movistar na clássica neerlandesa. Mathieu van der Poel é o grande favorito em prova que terá transmissão para o Brasil.

Amstel Gold Race
Nos anos 60 a equipe Amstel Bier mantinha uma equipe amadora de ciclismo. Entre os amadores estava Joop Zoetemelk, vencedor do Tour de rance de 1980, o diretor da equipe Herman Krott resolveram pedir para a cervejaria que patrocinasse uma prova em Amsterdã. E o acordo foi fechado rapidamente para nascer a Amstel Gold Race que chega a sua edição 56 no masculino e 8ª no feminino.
Devido as implicações nos fechamentos de via a prova já na primeira edição partiu de Breda ao sul de Amsterdã. Com o forte patrocínio a prova se estabeleceu como uma das mais importantes no calendário de clássicas. O neerlandês Jan Raas venceu cinco edições entre 1977 e 1982 sendo o maior vencedor seguido do belga Philippe Gilbert com quatro vitórias, que se despede do público neerlandês neste domingo.

Com um total de 33 subidas (ou bergs como se diz por lá) duras e curtas que minam a resistência dos ciclistas, esperamos um grupo pequeno de até doze ciclistas saindo do Bemelerberg a 7km do final.
Van der Poel é o grande favorito
O último vencedor Valkenburg, local da chegada neste domingo foi Wout van Aert, contudo o campeão belga não participa da prova em função da quarentena pelo covid-19. O favoritismo recai sobre o grande rival no cyclocross, Mathieu van der Poel que venceu a prova em 2019 de modo espetacular, relembre:
Além de Mathieu são favoritos a vitória, Tom Pidcock, Christophe Laporte e Michael Valgreen. Mathieu chega com a equipe 100% focada nele, assim como Pidcock. Já a Jumbo Visma tem três favoritos em sua escalação, Christophe Laporte, Tiesj Benoot e Tom Dumoulim, mas a Movistar já nos ensinou que três líderes não costuma dar muito certo.
Em “crise” a Quick-Step enfrenta uma seca nas clássicas e Kasper Asgreen é o nome para vencer a primeira clássica world-tour na temporada.
Movistar leva forte equipe com Vinicius Rangel de número 1
A equipe espanhola Movistar não tem nas clássicas seu grande forte, porém levou uma equipe forte para Amsterdã com o brasileiro Vinícius Rangel largando com o número 1 (no ciclismo normalmente dado ao capitão da equipe). Embora torçamos e muito para que na estrada seja essa definição, não trará espanto se o foco for em Alexa Aranburu e Ivan García Cortina.
Transmissão da Amstel Gold Race
A prova será transmitida para o Brasil pela ESPN com exclusividade no aplicativo Star+ a partir das 8h deste domingo.